O imóvel histórico situado no número 70 da Rua Dona Maria César, no Bairro do Recife, desativado há uma década, segue em plena transformação interna para abrigar o NERD – Núcleo de Empreendedorismo e Residência Digital. A previsão de conclusão é até o fim de maio de 2026.
No distrito de inovação, o NERD marcará um movimento inédito voltado à formação e atração de novos empreendedores, ao estímulo à criação de startups e ao fortalecimento de negócios inovadores em diferentes estágios de maturidade.
Conheça os espaços internos

Ao entrar no prédio, o público terá acesso a um hall de entrada, espaço que poderá receber eventos e exposições — reforçando a integração do edifício com a cidade. Outro destaque do térreo será o auditório multiuso, com capacidade para até 190 pessoas, além de um café aberto ao público.
O projeto prevê ainda áreas de convivência, salas de reuniões corporativas, espaços para eventos e um ambiente de coworking, com salas de diferentes portes — além de copas, banheiros, depósitos, hub de telecomunicações e sala de controle de equipamentos.

A reforma, conduzida pelo eixo de Territórios do Núcleo de Gestão do Porto Digital, reorganizou completamente os pavimentos, fazendo com que o edifício, antes com dois andares, passe agora a contar com três — uma expansão de 1.800 m² para 2.500 m².
As fachadas ecléticas do início do século passado seguem preservadas, valorizando a arquitetura do bairro, tombado pelo Iphan em 1998.
“Os principais desafios arquitetônicos de reabilitar um prédio são, primeiramente, o cuidado que devemos ter com a edificação tombada, em atendimento às diversas legislações incidentes sobre o imóvel. Em seguida, a adequação do programa pensado para atender ao projeto como um todo, à realidade espacial do edifício”, diz Gustavo Rocha, superintendente de Infraestrutura do Porto Digital.

O papel do Governo do Estado no NERD
O investimento é estimado em R$ 18,5 milhões, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), do Governo de Pernambuco, e da Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O Governo do Estado também realizou a cessão do imóvel histórico, que já abrigou, no passado, delegacia, banco público e algumas secretarias da gestão estadual.
De acordo com Mauricélia Montenegro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, esse movimento reforça a prioridade dada pelo Estado à consolidação de ambientes de inovação capazes de atrair talentos e acelerar o surgimento de novas empresas.

“Além disso, o NERD integra um conjunto de iniciativas que estão reposicionando Pernambuco como um dos hubs tecnológicos mais competitivos do país, criando condições para que inovação seja vetor de desenvolvimento econômico e inclusão produtiva nos próximos anos”, diz Montenegro.
Apesar de a operação cotidiana ficar sob responsabilidade das instituições parceiras, ela ressalta que a Secti-PE continuará monitorando indicadores, apoiando programas e mantendo o centro integrado ao ecossistema.
“Permaneceremos como agente articulador para que o NERD cumpra seu propósito de forma contínua. A Secretaria atua como indutora estratégica, liderando a implementação, estruturação das bases do projeto e garantindo que o espaço nasça conectado às prioridades do Estado. Após a entrega do prédio, em maio de 2026, o Governo continuará acompanhando o desenvolvimento do NERD, assegurando governança, articulação institucional e alinhamento com políticas públicas de inovação”, continua.
Resultados esperados: educação, empreendedorismo e desenvolvimento

A secretária destaca que a Secti-PE possui hoje uma visão integrada que articula educação, empreendedorismo e desenvolvimento produtivo.
“O apoio às startups dialoga com ações como o Pró Startups Operação, que apoia as iniciativas na formalização e no desenvolvimento de MVPs até que se tornem produtos prontos para o mercado; o Transforma PE, que apoia à transformação digital de micro, pequenas e médias empresas em parceria com empresas de base tecnológica ou ICT’s; Pernambucanas Inovadoras, incentivando à diversidade e inclusão com investimento a projetos liderados por mulheres; e outros”, diz.
Assim, nos primeiros anos de funcionamento do NERD, o Governo espera observar resultados concretos, como:
- formação de jovens em áreas de tecnologia e economia do futuro;
- instalação e aceleração de startups com alto potencial de impacto;
- desenvolvimento de projetos inovadores em parceria com universidades e empresas;
- fortalecimento de negócios já existentes por meio de programas de inovação;
- maior movimentação econômica no território do Porto Digital;
atração de novos investimentos e ampliação de empregos qualificados.
Ineditismo no Porto Digital

Para o Porto Digital, o NERD representa um passo estratégico para o futuro, ao reforçar o desenvolvimento de negócios como vetor essencial de crescimento do polo.
“O Porto Digital se prepara para dobrar de tamanho mais uma vez e, para isso, precisamos formar e atrair novos empreendedores, estimular a criação de startups e fortalecer negócios inovadores nos mais diversos estágios de maturidade”, diz Karol Brasileiro, Head de Empreendedorismo e líder de Produtos e Programas do distrito de inovação.
Por essa razão, o novo núcleo se propõe a atender às diferentes fases do empreendedorismo, da formação de talentos à aceleração de negócios já consolidados.

“Nessa esteira, faremos a aplicação de um framework contínuo de desenvolvimento, para atendimento de empresas de base tecnológica e startups em diferentes fases de pré-incubação, incubação e tração, com foco em resultados aos empreendedores e impacto real no território”, diz Brasileiro.
O caráter inédito da iniciativa está justamente na forma como o NERD irá articular, em uma mesma plataforma, diferentes níveis de maturidade.
“Vamos receber desde formação de talentos, até startups e empresas maduras, compartilhando experiências, mentorias e desafios em um ambiente vivo de conexão, aprendizado e inovação”, finaliza.
Confira o framework do NERD:
- Educação Empreendedora: Foco na base da pirâmide de talentos. A principal entrega será a Residência Empreendedora, um programa imersivo para jovens;
- Early Stage: Para startups em estágio inicial. A entrega será um programa de incubação contínua, oferecendo suporte constante para transformar ideias em negócios viáveis;
- Tração: Para empresas prontas para escalar. O foco será na geração de negócios, promovendo a participação em feiras setoriais, atraindo investidores, ampliando conexões e fortalecendo o branding do Porto Digital em nível nacional e internacional;
- Consolidadas: Para as grandes empresas do parque. O objetivo é o fortalecimento de todo o ecossistema e fomentar um ambiente propício para o crescimento dos negócios, tanto do ponto de vista urbano quanto de contexto empresarial.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.