O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Senac Pernambuco e o Porto Digital realizam, nesta quinta-feira (18), o evento de encerramento do projeto T.I. Criativa. A iniciativa, que teve início em setembro deste ano, impulsionou a formação de jovens e adultos de baixa renda nas áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Economia Criativa. A celebração ocorre na nova sede do Porto Digital em Caruaru, localizada na Rua Jornalista Aníbal Fernandes, no bairro Nossa Senhora das Dores, no prédio da antiga Fábrica Caroá.

T.I. Criativa: programa forma 50 novos talentos para o mercado de tecnologia e economia criativa no interior de Pernambuco

O encontro marca oficialmente a conclusão das trilhas formativas oferecidas em Programação Full Stack, Análise de Dados, Design de Games e Edição de Vídeo – qualificações estruturadas a partir das demandas do setor produtivo do Agreste. Durante o evento, serão entregues os certificados dos 50 estudantes formados, simbolizando a conquista de novos caminhos profissionais e o impacto direto do projeto no desenvolvimento regional.

Além dos estudantes, o encerramento reunirá representantes do Porto Digital, Senac PE, Fecomércio Pernambuco e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (SECTI), reforçando a parceria que viabilizou a iniciativa. A celebração reconhece o empenho dos participantes e a relevância do projeto como ferramenta de inclusão produtiva e fortalecimento do ecossistema de inovação do interior do Estado.

Para Mauricélia Montenegro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, o projeto reforça o compromisso do Governo do Estado com a formação profissional e o desenvolvimento regional. “O T.I. Criativa mostra como o investimento público aliado a parcerias estratégicas é capaz de transformar vidas e fortalecer o ecossistema de inovação do Agreste. Ao apoiar iniciativas como esta, o Governo de Pernambuco amplia oportunidades, prepara novos talentos e impulsiona a geração de emprego e renda no interior. A formatura é a prova de que estamos no caminho certo ao levar tecnologia e inclusão produtiva para todas as regiões do Estado”, destaca.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, destaca o impacto social da formação oferecida. “O Projeto TI Criativa retrata a essência da nossa missão, de ser um agente transformador para o desenvolvimento do Estado. No projeto, unimos o ecossistema de inovação para oferecer mais oportunidades às pessoas que procuram uma formação e também prover profissionais preparados para o mercado, que, por vezes, carece de pessoal qualificado. É sempre muito gratificante ver nossos esforços serem bem-sucedidos”, ressalta.

Para Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, a conclusão das trilhas confirma o potencial transformador do projeto. “A conclusão dessas trilhas formativas mostra como iniciativas estruturadas e colaborativas conseguem transformar realidades. Ver esses jovens e adultos concluindo sua jornada é a prova de que investir em capacitação, da capital ao Agreste, é investir no futuro do nosso Estado, que faz parte dos propósitos do nosso distrito”, afirma.

Thauan Alexandre, estudante da trilha de Design de Games, menciona que a experiência do programa representou um marco para a sua carreira. “O curso de design de games me proporcionou uma série de aprendizados. Aqui, eu pude estudar e praticar sobre animação e desenvolvimento, projetos de modelagem 3d, criação de narrativa e desenvolvimento de personagens. Com a finalização do curso, eu consegui atingir todos os meus objetivos e me sinto melhor preparado para o mercado de animação”, declara.

Já Ivyson Thauan, estudante do curso de desenvolvimento full stack, relata os benefícios da participação na trilha TI Criativa. “Foi muito importante. A nossa trilha possuía uma carga horária bastante extensa e que me colocou em contato com uma série de professores e profissionais que já atuam no mercado. As aulas foram muito dinâmicas. Tecnicamente falando, eu tive aulas sobre front end e back end, eu entendi como funciona um sistema web, como funciona um banco de dados, entre outras coisas. Eu vi essa oportunidade como um upgrade para a minha carreira”, pontua.

Com a formatura, o T.I. Criativa encerra o ciclo de ações voltadas à capacitação profissional gratuita no Agreste pernambucano, contribuindo para fortalecer a economia local e estimular a inserção de novos talentos no mercado tecnológico e criativo.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.