Crédito: Envato Elements
Crédito: Envato Elements

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) – uma das maiores empresas do setor energético do país e sponsor do Porto Digital – dá continuidade à sua estratégia de inovação aberta e anuncia a abertura das inscrições para o ciclo 4 do programa Inova Cemig.Lab. A iniciativa busca startups de todo o país aptas a desenvolver soluções tecnológicas para desafios reais da empresa e do setor elétrico nacional. O período de cadastro segue até o dia 25 de janeiro de 2026.

Nesta edição, a companhia disponibilizará até R$ 1,6 milhão em recursos financeiros. O montante será destinado à execução de Provas de Conceito (PoC) e ao desenvolvimento das soluções propostas. Além do aporte financeiro, as empresas selecionadas terão a oportunidade de comercializar seus produtos ao final do processo, o que gera novas oportunidades de negócios no mercado de energia.

Desafios estratégicos e inovação no setor elétrico

O novo ciclo do Inova Cemig.Lab foca em oito desafios específicos que abrangem áreas vitais da organização. A Cemig procura projetos que atendam demandas de setores como Distribuição, Jurídico, Estratégia, Sustentabilidade e Inovação. O objetivo central é atrair ideias que resolvam problemas internos e, simultaneamente, aumentem a eficiência operacional.

Histórico de sucesso e parcerias

Desde seu lançamento em março de 2024, o programa, que integra o PDI da ANEEL, consolidou-se como um motor relevante no ecossistema de inovação. Nos três primeiros ciclos, a Cemig recebeu cerca de 1.550 inscrições. Esse volume resultou na contratação de 37 projetos, somando um investimento total de aproximadamente R$ 45 milhões até o momento.

Para fortalecer essa rede, o Inova Cemig.Lab mantém parcerias com grandes hubs de inovação, como o Cubo Itaú e o Porto Digital. Ademais, entidades mineiras como o P7 Criativo e a Invest Minas apoiam a iniciativa, conectando a estatal ao ecossistema empreendedor local e nacional.

Como participar do Inova Cemig.Lab

As startups interessadas devem submeter suas propostas através da Plataforma Zing. O prazo é curto, encerrando-se no final de janeiro de 2026. Portanto, empreendedores devem agilizar a estruturação de seus projetos para garantir a participação neste ciclo.

Serviço:

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.