O Porto Digital Caruaru recebe, nesta quarta-feira (11), o evento de encerramento do 2º ciclo da Jornada INOVE AÍ, projeto contemplado pelo edital da Jornada REPE, promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), a partir da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), em parceria com a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) e a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE).

A ocasião, que ocorre na unidade caruaruense do Porto Digital, na rua Jornalista Aníbal Fernandes, no centro da cidade, conta com a apresentação das soluções desenvolvidas, ao longo dos 6 últimos meses, pelas equipes participantes do projeto. Os vencedores dessa etapa se classificarão automaticamente para competirem na arena final da Jornada de Inovação REPE, promovida pela SECTI.
Formada por um corpo de representantes como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e o próprio Porto Digital, o INOVE AÍ consiste na realização de uma maratona de empreendedorismo e inovação, na qual participantes elaboram soluções para os desafios apresentados pela plataforma Desafios.PE da Usina de Inovação da SECTI. Entre os desafios, foram desenvolvidas soluções para a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (SEMAS), para a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SECMulher) e para a empresa Agricultura do Vale Ltda. (AGRIVALE).
Como principal propósito, a Jornada INOVE AÍ busca realizar a formação de líderes em empreendedorismo e inovação, além de promover a criação de negócios inovadores no interior do estado. Para o coordenador do INOVE AÍ, o professor e doutor em Design, Manoel Guedes, o demoday é um momento momento especial, pois marca a consolidação do trabalho de um semestre e entrega soluções em inovação para a sociedade. “Tanto o nosso demoday quanto a nossa participação na semifinal e final na arena da SECTI nos deram a sensação de missão cumprida. Nelas, podemos perceber que as soluções geradas na Jornada INOVE AÍ estão entre as melhores da Jornada REPE. Isso demonstra o potencial empreendedor e de inovação das equipes e dos nossos executores do Interior.”, declara.
Além de contemplar, continuamente, a distribuição de bolsas, os serviços de mentorias, os materiais de consumo e os softwares, o edital da Jornada REPE também possibilitou a aquisição de equipamentos como robôs, impressoras 3D de grande volume, equipamentos de realidade virtual, computadores e aplicativos, além de permitir a ampliação da estrutura física dos laboratórios de inovação da UFPE, que puderam ser utilizados para o desenvolvimento de soluções e protótipos ao longo da jornada. Com um investimento total de R$ 639 mil, Guedes reafirma a importância da interiorização da inovação no estado. “Conseguir aprovar o INOVE AÍ dentro do edital da Jornada REPE foi garantir oportunidades para mais de 400 jovens de nossa região, de forma que eles pudessem se capacitar, empreender suas ideias e poder serem incluídos no ecossistema de inovação de Pernambuco, fortalecendo o surgimento de talentos, Startups e novos hubs em todas as regiões do Agreste.”, menciona.
Mais sobre a Jornada REPE (Rede de Ecossistemas de Pernambuco)
A chamada pública objetiva alinhar projetos e iniciativas voltados ao desenvolvimento socioeconômico sustentável do estado, que tenham foco em soluções orientadas por desafios que visem a promoção de importantes habilidades profissionais. Neste sentido, as propostas devem estimular a formação de lideranças que atuem como agentes de transformação local e tragam a inovação como política estratégica.
A rede é formada por Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (ICTs-PE) e entidades de diversos setores que atuam em pesquisa, inovação e empreendedorismo. O objetivo da REPE é alinhar projetos e iniciativas voltados ao desenvolvimento socioeconômico sustentável local.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.