Um levantamento recente do Sebrae revela que 44% dos pequenos negócios brasileiros já adotam alguma forma de inteligência artificial (IA) em suas operações. As principais aplicações estão relacionadas ao uso de ferramentas como GPS, reconhecimento facial e Chat GPT. As informações foram divulgadas com exclusividade pela CNN Brasil.

Segundo o levantamento, 8 em cada 10 já usaram GPS, 77% dizem que já tiveram alguma experiência com programas de reconhecimento facial, enquanto 56% já utilizaram assistentes virtuais e 52% disseram usar aplicativos que melhoram a qualidade de imagens.
A pesquisa identificou ainda o uso de outros tipos de ferramentas, como: Chat GPT, Deep Seek, Copilot, Gemini e outros de textos generativos (51%); ferramentas digitais de geração de imagem (44%); chatbots com robôs no Whatsapp (41%); chatbots de vendas (30%); dispositivos inteligentes que controlam luz, temperatura e outros aspectos da empresa (22%); eletrodomésticos inteligentes (21%); e bate-papo com robôs que tiram dúvidas financeiras (20%).
E não para por aí: os resultados apontam que quanto maior o porte do negócio, maior também é o uso de IA. Quando o tema é escolaridade, o uso de IA é maior entre os donos de negócios que têm nível superior (60%) e pós-graduação (75%). Já no tocante à faixa etária, empreendedores com até 34 anos são os que mais utilizam a tecnologia (56%), enquanto só 38% dos idosos utilizam esse tipo de tecnologia.
Computadores
Segundo o mesmo levantamento, 76% dos empresários utilizam computadores em suas atividades. O resultado representa uma alta de seis pontos percentuais desde 2022, igualando o pico registrado há 10 anos. De 2022 para 2025, a média de equipamentos por empresa subiu de 2,4 para 2,8.
No período, a proporção de pequenos negócios com apenas uma máquina caiu de 55% (2022) para 47% (2025), enquanto o percentual de empreendedores que contavam com três a cinco equipamentos saltou de 7% (em 2022) para 20% (em 2025).
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.