“Nenhum outro caminho consegue transformar uma vida com esse impacto se não for pela educação”, foi o que disse o prefeito do Recife, João Campos, na palestra “Um Recife que embarcou no digital”, realizada nesta quarta-feira (16), no Auditório É do Povo, no Cais do Sertão. A atividade faz parte da programação do REC’n’Play 2025,  o maior festival de inovação e tecnologia do Brasil, que neste ano celebra os 25 anos do Porto Digital.

Recife é líder nacional em formação de tecnólogos e renda familiar dobra com Embarque Digital (Imagem: Itawan Silva/Porto Digital)

Diante de uma plateia lotada, João Campos apresentou o Embarque Digital, programa realizado em parceria com o Porto Digital que financia bolsas de estudo em cursos de nível superior na área de tecnologia. Após mais de três anos desde a primeira vez que foi executado, o programa tem apresentado bons resultados. De acordo com o último Censo da Educação do Ensino Superior, Recife é a capital com a maior quantidade de alunos formados em tecnologia a cada 100 mil habitantes.

“Observando o gráfico, a gente nota a curva crescente que distancia o Recife das demais cidades. E é esse programa que tem ajudado a praticamente dobrar a renda média de uma família em dois anos e meio. Tudo isso através da Educação”, disse o prefeito.

Mais do que apresentar os bons resultados do projeto, que é considerado pelo gestor público como uma estratégia de cidade, João levou ao palco três pessoas: Breno Holanda, Victor Gabriel e Vitória Oliveira, três pessoas que tiveram a vida transformada pelo programa.

Mudança de vida

De faxineiro a professor universitário. Essa é a trajetória de Breno Holanda, Cientista de Dados do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e professor da Uninassau. Morador da periferia recifense, Breno sempre quis estudar tecnologia, mas esbarrava na falta de oportunidade. E foi com o Embarque Digital que ele conseguiu mudar a realidade de toda a sua família.

“Fui criado por minha mãe e por minha avó, e nenhuma delas terminou os estudos. Toda a vida delas foi trabalhar para sustentar a casa. Eu mudei esse ciclo. Terminei o Ensino Médio, fui o primeiro a ingressar e a terminar o Ensino Superior e hoje dou aula para novos estudantes do Embarque Digital na mesma instituição que me formou”, relata Breno.

Formada há pouco tempo, Vitória Oliveira é outra que teve a vida impactada após a passagem pelo programa. Egressa de escola pública, ela atua na área de TI desde o terceiro semestre da graduação e hoje celebra as conquistas.

“Estou prestes a sair do grau de júnior para pleno no meu emprego. Emprego que consegui por causa do Embarque Digital”, enfatiza.

O outro jovem a compor a mesa, Victor Gabriel, ainda está em processo de formação. No terceiro período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, ele também já está empregado.

“Já sou estagiário na área de TI, área que sempre foi o meu grande sonho de vida. Antes de conseguir essa oportunidade, eu trabalhava em uma empresa terceirizada no aeroporto. Também é digno, mas é muito bom iniciar uma carreira no ramo que sempre quis e sonhei”, disse.

Parceria com o Porto Digital

Um dos destaques do Embarque Digital é a Residência Tecnológica do Porto Digital, programa de formação de capital humano na área de TI que conecta estudantes ao mercado de trabalho por meio de mentorias que simulam os desafios reais das empresas.

Realizada em parceria com instituições de Ensino Superior, a Residência Tecnológica é integrada aos cursos tecnólogos na área de TI, com matrizes curriculares adaptadas às demandas reais do setor. A iniciativa funciona como uma disciplina, conduzida pelo Porto Digital com as empresas participantes.

Na prática, ela se configura como uma ponte entre estudantes e o mercado, proporcionando experiências baseadas no dia a dia profissional e, assim, promovendo uma maior empregabilidade de novos talentos.

Serviço

Evento: REC’n’Play 2025 – Trilha Clima e Sustentabilidade
Quando: 15 a 18 de outubro de 2025
Locais: Torre Malakoff, Cais do Apolo, Pátio de São Pedro e Arena de Negócios
Quanto: Gratuito

O REC’n’Play 2025 é apresentado pelos patrocinadores Banco do Brasil e Governo Federal em uma realização da Ampla Comunicação, Porto Digital e Sebrae Pernambuco. O festival tem patrocínio master da Petrobras e do Governo Federal, patrocínio premium do Governo do Estado, Prefeitura do Recife, parceria estratégica da Adepe, Empetur, Fundarpe, Google Cloud, SECTI, Vale, patrocínio da Algar, Capgemini, Central IT, CESAR, Deloitte, Embratur Lab, Exanet, Finep, Jalan, Hospital Santa Joana, Learning Village, Moinho, Moura, MV, Novotel, Neri, Novotel, NTT Data, Pitú, Rede Muda Mundo, Stellantis, SUAPE, SENAC, SESC, SERPRO, Shopping Recife, Solar Coca-Cola, Uniaeso, Uninassau, Verda e WORLD, além da Globo como parceira de conteúdo. Saiba mais: https://recnplay.pe/

Sobre a Ampla Comunicação

A partir da premissa de ser uma agência “menos do mesmo”, a Ampla, ao longo de quase cinco décadas, traz no seu DNA uma constante capacidade de transformação e reinvenção. Hoje, em uma cultura de inovação ancorada em modelo data driven e integrado a toda força criativa e multicultural de suas origens, desempenha papel crucial no desenvolvimento, aceleração e consolidação de algumas das mais relevantes empresas do País. Com operações em Recife, Pernambuco (dentro do Porto Digital), e em Vitória, Espírito Santo (dentro do Base27), sua atuação vai além desses espaços físicos e conecta cerca de 200 profissionais espalhados pelo Brasil e exterior, em sistema de trabalho remote first.

Sobre o Sebrae Pernambuco

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae/PE) é uma entidade privada que, há mais de 50 anos, promove o empreendedorismo e a competitividade dos pequenos negócios do estado. Sua atuação inclui a articulação de políticas públicas para o fortalecimento do ambiente de negócios, projetos de fomento e desenvolvimento, orientação empresarial, entre outras iniciativas. Com sete escritórios regionais, além de uma ampla rede de parceiros, oferece consultorias, orientações, capacitações e serviços tecnológicos e de inovação, atendendo desde potenciais empreendedores até negócios consolidados em busca de crescimento.

Sobre o Porto Digital   
O Porto Digital é o principal distrito de inovação da América Latina há mais de 24 anos, com ecossistemas colaborativos que visam transformar o entorno com novas tecnologias, economia criativa e ferramentas que melhoram a vida em sociedade. Localizado na área histórica da cidade do Recife, sua atuação abrange os setores de produção de software, serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Economia Criativa. Atualmente, o parque conta com mais de 21 mil colaboradores distribuídos em mais de 475 empresas, gerando um faturamento anual de R$ 6,2 bilhões. Além disso, expandiu sua presença para Caruaru, Goiás e Portugal. Para acompanhar notícias em tempo real sobre o Porto Digital acesse: https://jornaldigital.recife.br/

Sobre o REC’n’Play 2025
Realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco, o REC’n’Play nasceu da necessidade de aproximar a população do Recife das temáticas de tecnologia, inovação e empreendedorismo — para além dos círculos técnicos e especializados. Até então, os eventos da área não deixavam um legado perceptível para a cidade. Foi nesse contexto que, em 2017, surgiu o REC’n’Play: o Carnaval do Conhecimento. Desde então, o evento se consolidou como um dos maiores do país no setor, promovendo debates sobre o presente e o futuro em um ambiente interativo, que também reúne diversas atividades artísticas e culturais.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.