A inovação na área da saúde entrou em pauta no REC’n’Play 2025 na palestra “Além do prontuário: dados integrados e o futuro da saúde no HC-UFPE”, que debateu a experiência da criação de um Data Lake hospitalar e estratégias de transformação de dados clínicos, assistenciais e administrativos em conhecimento útil para decisões mais rápidas, seguras e eficientes.

O painel aconteceu no CESAR School, no Cais do Apolo, no centro do Recife, e foi ministrado pelos convidados Robson Fidalgo, do Centro de Inovação (CIn) da UFPE; Shirley Cruz, Chefe de TI Do Hospital das Clínicas (HC); Vinícius Menezes, que é Físico, Médico e Pesquisador IA; e Aurilio Filho, Analista de TI do HC.

O projeto foi desenvolvido no Hospital das Clínicas, em parceria com o CIn-UFPE e a Secretaria de Saúde (SES-PE). Foi utilizado o modelo de armazenamento Data Lake House, que funciona como uma mescla dos modelos Data Lake e Data Warehouse. O novo modelo é integrado a partir de uma observação dos pontos positivos e negativos de cada um dos modelos formadores, para chegar a uma solução eficiente, otimizando o tempo, a possibilidade de reprodução e um uso seguro e contínuo da Inteligência Artificial.

“A ideia é lidar com esses dados de forma otimizada e consertar dados divergentes. Quando um enfermeiro preenche uma planilha manualmente, por exemplo, o nome de um bairro, como Boa Viagem, pode ser escrito de forma incorreta ou abreviado, e o Data Lakehouse permite que esses dados sejam tratados e captados da maneira correta”, explica  Robson Fidalgo. Com o método, com uma quantidade gigante de dados pode ser processada em horas, ao invés de semanas.

A iniciativa faz parte do Plano Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), e foca em concretizar o projeto nacionalmente, implementando uma infraestrutura híbrida e federada de Data Lake House para integrar dados de saúde fragmentados, permitindo pesquisas multicêntricas, vigilância epidemiológica avançada e desenvolvimento ético de modelos de machine learning no contexto do SUS. 

O REC’n’Play 2025 é apresentado pelos patrocinadores Banco do Brasil e Governo Federal em uma realização da Ampla Comunicação, Porto Digital e Sebrae Pernambuco. O festival tem patrocínio master da Petrobras e do Governo Federal, patrocínio premium do Governo do Estado, Prefeitura do Recife, parceria estratégica da Adepe, Empetur, Fundarpe, Google Cloud, SECTI, Vale, patrocínio da Algar, Capgemini, Central IT, CESAR, Deloitte, Embratur Lab, Exanet, Finep, Jalan, Hospital Santa Joana, Learning Village, Moinho, Moura, MV, Novotel, Neri, Novotel, NTT Data, Pitú, Rede Muda Mundo, Stellantis, SUAPE, SENAC, SESC, SERPRO, Shopping Recife, Solar Coca-Cola, Uniaeso, Uninassau, Verda e WORLD, além da Globo como parceira de conteúdo. Saiba mais: https://recnplay.pe/

Texto de Letícia Marli, extensionista do Projeto REC’n’Press, sob supervisão de Nicolle Gomes

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