Fechando a programação da Arena Educação, a mostra de trabalhos intitulada Expotech Educação premiou dois projetos com R$2.500 cada. Na presença do prefeito do Recife, João Campos, que anunciou o resultado, as equipes Integra+ e Didá conquistaram o primeiro lugar nas categorias Projeto de Residência e Embarque na Robótica, respectivamente. A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (17), terceiro dia do REC’n’Play 2025, maior festival de inovação do Brasil e que neste ano celebra os 25 anos do Porto Digital.

Expotech Educação: projetos vencedores desenvolveram soluções com foco em acessibilidade e alfabetização de jovens e adultos (Imagem: Marjourie Corrêa/Porto Digital)

Na categoria Projeto de Residência, a equipe vencedora foi a Integra+, que desenvolveu uma solução para facilitar e possibilitar a comunicação de pessoas surdas com profissionais da saúde. Utilizando prioritariamente inteligência artificial e visão computacional, a aplicação consegue fazer a captura, leitura, interpretação e tradução dos sinais para o português, conforme explica Carlos Henrique, líder da equipe.

“A nossa aplicação é bidirecional, ou seja, além de ler os sinais e traduzir para o português, ela faz o caminho inverso, que é ler em português e traduzir. Mas o grande diferencial é que ela tem um suporte a sinais regionalizados, para que o usuário tenha conforto em se expressar da melhor maneira, tendo tranquilidade na comunicação dentro de uma consulta”, disse.

Além de Carlos, construíram o projeto Allysson Fellype, Aguinaldo Neto, Caliel Feijó, Davi L. da Silva, Drielly Santiago, Esteffany Neves, João Pedro Souza, Luiz Henrique Souza e Rayssa Santana. Eles estão no segundo período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no CESAR School e são estudantes do Embarque Digital.

Já o grupo vencedor na categoria Formação em Robótica foi a equipe “Didá”, que vem da palavra “didático”. Como a Formação em Robótica é realizada em parceria com o Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (Cetec), da Prefeitura do Recife, todos os projetos desenvolvidos são voltados para a área educacional e utilizam o robô humanoide NAO V6.

“O nosso projeto é focado na formação de pessoas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a utilização de cartões para contação de histórias e com o auxílio do NAO, nossa solução foi pensada para o desenvolvimento da língua portuguesa”, explicou Maria Eduarda Trevizane Buonafina, líder da equipe.

Ainda de acordo com a estudante, que está no terceiro período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Uninassau e é aluna Embarque Digital, o grande diferencial da solução é que ele utiliza histórias de personagens que se assemelham ao perfil dos estudantes do EJA.

“As histórias que colocamos à disposição são baseadas no dia a dia do nosso público-alvo, e isso promove a identificação deles. Um ponto positivo disso é que ajuda a diminuir a evasão, já que ele se vê representado”, complementou.

Dentre os destaques do Didá, estão o auxílio na leitura, na interpretação de texto, no desenvolvimento do pensamento crítico e na interação social, já que a atividade costuma ser realizada em grupo.

Contribuíram com Maria Eduarda no desenvolvimento do projeto os estudantes Ana Raquel Santiago, quinto período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unit; Jennifer Vitória da Silva e Silas José Gomes, ambos no segundo período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unit; e João Paulo Trindade, quarto período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Uninassau. Todos eles são estudantes do Embarque Digital.

Sobre a Arena Educação

Este é o terceiro ano que o Eixo de Educação conta com um espaço próprio no Carnaval do Conhecimento e é também o terceiro ano em que é realizada a mostra de projetos que premia os destaques.

Além da Expotech Educação, compuseram a programação do espaço uma série de palestras que abordaram temas como IA e aprendizagem, carreiras em transição, universidade do futuro e inovação como ferramenta de inclusão social. A Arena Educação ficou localizada no hall do Paço Alfândega.

O REC’n’Play 2025 é apresentado pelos patrocinadores Banco do Brasil e Governo Federal em uma realização da Ampla Comunicação, Porto Digital e Sebrae Pernambuco. O festival tem patrocínio master da Petrobras e do Governo Federal, patrocínio premium do Governo do Estado, Prefeitura do Recife, parceria estratégica da Adepe, Empetur, Fundarpe, Google Cloud, SECTI, Vale, patrocínio da Algar, Capgemini, Central IT, CESAR, Deloitte, Embratur Lab, Exanet, Finep, Jalan, Hospital Santa Joana, Learning Village, Moinho, Moura, MV, Novotel, Neri, Novotel, NTT Data, Pitú, Rede Muda Mundo, Stellantis, SUAPE, SENAC, SESC, SERPRO, Shopping Recife, Solar Coca-Cola, Uniaeso, Uninassau, Verda e WORLD, além da Globo como parceira de conteúdo. Saiba mais: https://recnplay.pe/

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