A quarta edição do Brazil Tech Days, promovida pelo Cais do Porto, hub de internacionalização de empresas de tecnologia brasileiras em Portugal, em parceria com o Porto Digital, acontecerá entre os dias 6 e 8 de novembro, no Centro de Congressos de Aveiro, em Portugal. O evento, que já se consolidou como um dos principais pontos de encontro entre os ecossistemas de inovação do Brasil e da Europa, será aberto ao público, mas pede inscrições antecipadas.

Brazil Tech Days 2025 reforça laços entre ecossistemas de inovação do Brasil e de Portugal (Imagem: Wanessa Andrade)

“O Brazil Tech Days 2025 mostra como boas e novas conexões podem se transformar em oportunidade concretas para empresas, governos e pessoas. Um ano após a inauguração da sede do Cais do Porto, este hub de internacionalização reforça o papel da colaboração entre Brasil e Portugal na geração de inovação”, afirma Pierre Lucena, presidente do Porto Digital e do Cais do Porto.

O encontro contará também com a presença de outros líderes do Porto Digital e do Cais do Porto, incluindo Carolina Salgado, cofundadora das duas instituições, além de Lais Xavier, fundadora da TechWoman; Yves Nogueira, investidor e sócio da di2win e presidente da Aponti; e Bernardo Peixoto, presidente da Fecomércio-PE, reforçando a presença do Brasil e do distrito de inovação recifense em Portugal.

Novas empresas e internacionalização

O evento marca também a chegada de 14 novas empresas de tecnologia ao Cais do Porto, integrando o programa de internacionalização que amplia a presença brasileira no mercado europeu. As empresas atuam em diversas áreas, como Tecnologia da Informação e Software, Marketing e CRM, Sustentabilidade e ESG, Turismo e Hotelaria, Eventos e Educação, além de Indústria e Marketplace.

“O Brazil Tech Days já não é apenas um evento, é um ponto de encontro entre dois ecossistemas que se reconhecem e se fortalecem mutuamente”, afirma Marcela Valença, Country Operation Manager do Cais do Porto. “A chegada de 14 novas empresas e a presença de líderes de ambos os países reforçam nossa missão de transformar a cooperação em resultados concretos”, completa.

Painéis e debates estratégicos

Durante os dois primeiros dias, o evento reunirá especialistas, gestores públicos e empreendedores em painéis que abordam tributação internacional, políticas públicas, inovação tecnológica e igualdade de gênero no setor.

Em 6 de novembro, os debates terão temas como Tech Internacional e Impostos Nacionais, com foco nos desafios fiscais de empresas e nômades digitais, e Mindset Empreendedor e o painel Mulheres Tech: os desafios dos dois lados do oceano, que discutirá a representatividade feminina na área de tecnologia, ainda desigual entre Brasil e Europa.

Já no dia 7 de novembro, as discussões terão como foco as políticas públicas e o papel da tecnologia. O painel Impacto Econômico da Tecnologia sem Fronteiras contará com a presença de Susana Viseu (IAPMEI), Pedro Silveira (AICEP), Mauricélia Montenegro (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco), e Nuno Augusto (TecParques Portugal).

Também será destaque o painel Tecnologia no Serviço Público, com a participação de Henrique de Oliveira Miguel, Secretário de Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital do Brasil, que abordará as inovações aplicadas à gestão pública e o intercâmbio de experiências entre Portugal e Brasil.

Encerrando a programação aberta, o debate Ecossistema da Região de Aveiro: o diferencial da gestão reunirá Andreia Fonseca (Vougapark), Sandra Figueiredo (Albergaria-a-Velha), Adriana Costa (Universidade de Aveiro Incubator) e Marcela Sousa (Cais do Porto). O painel discutirá práticas de colaboração regional e vai destacar o protagonismo feminino, já que 82% das incubadoras da região são lideradas por mulheres.

O dia 8 de novembro será dedicado às empresas embarcadas no Cais do Porto, com atividades exclusivas de mentoria e integração.

Sobre o Brazil Tech Days

Criado em 2022, o Brazil Tech Days é uma iniciativa do Cais do Porto e do Porto Digital, que visa impulsionar a internacionalização de empresas brasileiras de tecnologia, fomentar o intercâmbio de conhecimento e inovação e promover debates estratégicos entre líderes públicos e privados do Brasil e de Portugal.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.