O Embarque Digital, iniciativa da Prefeitura do Recife em parceria com o Porto Digital, por meio da Secretaria de Educação, realizou nessa quarta-feira (5), a formatura da quarta turma, que reúne estudantes ingressantes do primeiro semestre de 2023. A cerimônia aconteceu no Mirante do Paço, no Bairro do Recife, a partir das 18h, com apresentação do DJ Incidental.

Embarque Digital realiza formatura da quarta turma com 70% de empregabilidade entre estudantes (Imagem: Isabela Veríssimo/Porto Digital)

Estavam presentes estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Sistemas para Internet (SI), provenientes de cinco instituições de ensino: Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR), Faculdade Senac, Uninassau, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e Universidade Tiradentes (Unit-PE).

Com 70% dos concluintes empregados, sendo 50% atuando diretamente na área de Tecnologia da Informação (TI), o Embarque Digital reforça seu papel como motor de transformação social e econômica do Recife. A cidade se destacou na formação de tecnólogos, de acordo com o último Censo da Educação do Ensino Superior, tornando-se a capital com a maior quantidade de alunos formados em Tecnologia a cada 100 mil habitantes.

Para Rodrigo Pereira, Gerente de Educação do Porto Digital, a cerimônia vai além da celebração de um ciclo acadêmico e simboliza a transformação concreta na vida dos estudantes.

“A formatura do Embarque Digital é sempre um momento de muita emoção e significado. Representa o fechamento de um ciclo de esforço e aprendizado, mas também o início de uma nova fase para jovens que estão transformando suas realidades por meio da educação em tecnologia”, afirma Rodrigo.

O impacto do programa reflete o sucesso de um ecossistema colaborativo, que envolve instituições de ensino, empresas e a Residência Tecnológica do Porto Digital, garantindo que os estudantes tenham experiência prática e contato real com o mercado de trabalho.

“O Embarque Digital reafirma o compromisso do Porto Digital com a formação de talentos e a inclusão social, pilares fundamentais para fortalecer o ecossistema de tecnologia e inovação e projetar Recife no cenário nacional e internacional”, afirma Mariana Pincovsky, Diretora Executiva do Porto Digital.

O programa demonstra como educação, inovação e mercado de trabalho podem se conectar para transformar a vida de jovens e gerar impactos concretos na economia local.

Você conhece o Embarque Digital? 

O Embarque Digital promove a formação em nível superior de estudantes egressos da rede pública de ensino em cursos da área de Tecnologia da Informação (TI) em instituições de ensino superior da cidade do Recife. 

Desde sua criação em 2021, o Embarque Digital já contemplou 2.030 estudantes e visa formar profissionais altamente capacitados para atender às demandas do setor de TI. Em 2024, ano de encerramento do primeiro ciclo, a empregabilidade entre os estudantes concluintes ficou em cerca de 60%. A oferta de formação técnica é para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Sistemas para Internet (SI). 

A iniciativa oferece uma formação alinhada às necessidades do mercado de trabalho, com disciplinas práticas e contato direto com as empresas da área, o que potencializa as chances de empregabilidade dos(as) selecionados(as). 

Uma das principais características do programa é a inclusão da disciplina prática Residência Profissional Tecnológica do Porto Digital, realizada semestralmente, que permite aos estudantes desenvolver projetos para atender a desafios reais de empresas de tecnologia já a partir do primeiro período do curso e com contato permanente com empresas empregadoras. A experiência prática conta com o apoio de empresas que compõem o polo tecnológico da capital pernambucana.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.