Há eventos e há encontros que mudam o rumo de ecossistemas.
O Brazil Tech Days 2025, produzido pelo Cais do Porto e pelo Porto Digital, em Aveiro, nos dias 6 e 7 de novembro, foi isso: uma celebração viva do que ocorre quando tecnologia, gente e propósito se cruzam no mesmo palco.

No primeiro dia, Marcela Valença, Country Operations Manager do Cais do Porto, deu boas-vindas ao público e deu o tom do evento: Inovação é Feita de Gente.
Chamou logo em seguida, Pierre Lucena, presidente do Porto Digital e do Cais do Porto, e Ana Carolina Salgado, co-fundadora do hub, que endossaram o mote deste encontro.
E foi exatamente isso o que vimos.
Especialistas do Brasil e de Portugal traçaram paralelos, desafiaram fronteiras e construíram pontes reais entre duas economias criativas que têm no talento o seu maior ativo. Falamos de tecnologia, liderança feminina, tributação, igualdade de gênero, empreendedorismo jovem, e de como tudo isso se conecta para criar impacto.
Tivemos a alegria de receber os estudantes de Pernambuco, vencedores do projeto InovaCria, iniciativa do Governo de Pernambuco e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, numa verdadeira imersão em Portugal, conhecendo de perto o nosso ecossistema de inovação e, inclusive, embarcando conosco no Web Summit Lisboa, após o Brazil Tech Days.
A própria Secretária de Ciência, Teccnologia e Ciência de Pernambuco, Mauricelia Montenegro, acompanhou a comitiva em toda a programação.
Empresas embarcadas no Cais do Porto subiram ao palco para apresentar as suas soluções e trajetórias de internacionalização. Startups, líderes e sonhadores mostraram que o futuro da tecnologia fala português, com sotaques diferentes, mas a mesma ambição.
Às Nossas empresas embarcadas que subiram ao palco, o nosso muito obrigado, por confiarem em nosso trabalho e seguir ao nosso lado: Uaify – Agência de Marketing Digital e Performance, parceira do evento, Jalan Plataforma oficial e parceira do evento – tatoDesk, Even3, di2win, bebook, Pluvi Soluções Ambientais, Verdanatech, Meets Tecnologia.
Lançamentos que marcam um novo capítulo no ecossistema de inovação
Tivemos painéis liderados e integrados totalmente por mulheres, discutindo o papel da liderança feminina na tecnologia e na gestão de ecossistemas, incluindo nomes de destaque da região de Aveiro.
E, no meio de tanto conteúdo transformador, trouxemos novidades estruturais para o nosso ecossistema:
- O lançamento do TechWoman Portugal marca um novo capítulo na inovação feminina. À frente desta parceria está Lais Xavier, uma liderança poderosa e inspiradora no ecossistema de tecnologia, conectando Portugal e Brasil em um movimento que empodera mulheres, cria oportunidades e transforma o futuro da inovação.
- A criação do Censo Tech, que surge de uma vontade conjunta do Cais do Porto e do Porto Digital: reconhecer e fortalecer a presença brasileira no ecossistema digital português, mapeando empresas que estão transformando inovação em impacto real. (Acesse o censo em caisdoporto.org)
- Uma parceria estratégica com a IT Recruiter, liderada por Rosane Marques, uma brasileira que inspira pela sua trajetória e liderança no recrutamento tech.
Essa colaboração reforça que a verdadeira transformação digital também acontece com representatividade, propósito e diversidade.
Assinado Protocolo de Cooperação entre Cais do Porto e Serpro
Ao lado do nosso parceiro estratégico, o Serpro, a Empresa Nacional de Inteligência em Governo Digital do Brasil, o diretor-presidente do Serpro, Alexandre Amorim, assinou, juntamente com presidente do Porto Digital e do Cais do Porto, Pierre Lucena, um protocolo de cooperação para fomentar o desenvolvimento tecnológico entre Brasil e Portugal.
Também o Secretário da Ciência e Tecnologia para a Transformação Digital do Brasil, Henrique de Oliveira Miguel, firmou um acordo de colaboração, consolidando o Cais do Porto como um ponto de encontro seguro e estratégico para a inovação luso-brasileira.
O presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Luis Souto Miranda, assim como o vereador, Pedro Almeida, reconhecido por sua atuação em tecnologia e desenvolvimento, também estiveram conosco no Brazil Tech Days, reforçando que esta parceria entre cidade e inovação é o que mantém Aveiro na vanguarda tecnológica de Portugal.
Mais de 190 pessoas participaram desta edição. Mas o impacto vai muito além dos números. O que nasceu como uma ponte hoje é um ecossistema inteiro a pulsar entre dois continentes.
E este grande evento só pode ser realizado graças aos nossos parceiros estratégicos e apoiadores:
– Parceiro Estratégico: Serpro e Governo do Brasil.
– Realizadores: Cais do Porto e Porto Digital.
– Apoio: Comunidade Manguezal, Sebrae, Seprope, Aponti, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, CESAR, Plano de Recuperação e Resiliência, República Portuguesa, Financiado pela União Europeia.
Agradecemos a cada instituição que está ao nosso lado. Porque inovação, quando feita de gente, não tem fronteiras, tem destino certo. E o nosso é seguir a transformar ideias em impacto real e consistente.
Vamos juntos!
Até o próximo Brazil Tech Days.
Clique aqui e assista ao vídeo com os melhores momentos do evento.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.