Estão abertas as inscrições para empresas interessadas em participar da Residência Tecnológica do Porto Digital, programa de formação de capital humano em TI que conecta estudantes ao mercado por meio de mentorias baseadas em desafios reais das organizações. As inscrições seguem até 31 de janeiro e devem ser feitas por meio de formulário online.

Integrada aos cursos tecnólogos da área de Tecnologia da Informação como uma disciplina conduzida pelo Porto Digital, a Residência é realizada em parceria com instituições de ensino superior, que adaptam suas matrizes curriculares às demandas reais do setor produtivo.
De acordo com o gerente de Educação do Porto Digital, Rodrigo Pereira, a iniciativa tem como principal objetivo aproximar a formação acadêmica das necessidades do mercado de tecnologia. “Quando participam dessa imersão dentro das empresas, os estudantes ampliam o repertório técnico e vivenciam experiências diferentes a cada semestre”, destaca.
Segundo ele, além de formar profissionais alinhados ao mercado, a Residência Tecnológica também funciona como uma importante porta de entrada para o ecossistema do Porto Digital, estimulando inovação e integração entre empresas e talentos.
Visão de quem participa
Caminhando para o quarto semestre de participação no programa, o Banco do Brasil é uma das empresas cuja parceria com a Residência Tecnológica se fortalece a cada ciclo. Para Jaqueline Dias, gerente de Inovação do banco e líder do time Conecta BB, a experiência promove uma troca constante de conhecimentos entre estudantes e empresas.
“A cada semestre nos aproximamos mais dos estudantes e do Porto Digital, ensinando e aprendendo, e levando para dentro da empresa todo o conhecimento que é vivenciado no ecossistema”, afirma.
Segundo Barbara Rodrigues, supervisora dos Programas Educacionais do Porto Digital, mais de 40 empresas participaram da Residência no segundo semestre de 2025. “Foram mais de 70 mentorias oferecidas para cerca de 2,3 mil estudantes que participam do programa somente no Recife em 2025.2”, explica.
Além da capital pernambucana, a Residência Tecnológica acontece em Aracaju e Brasília, reunindo, no total, 3,7 mil estudantes. Entre as empresas que já integraram o programa estão Accenture, Banco do Brasil, Deloitte, Bradesco, Rede Globo, SJCC, NTT Data, Extreme Digital, Adecco e Neurotech.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.