O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou que vai lançar o aplicativo “Celular Seguro” nesta terça-feira (19). O objetivo principal do aplicativo é facilitar o bloqueio rápido do aparelho, da linha telefônica e dos aplicativos bancários em caso de furto ou roubo.
Ricardo Cappelli, secretário-executivo da pasta, enfatizou, numa rede social, a facilidade e a rapidez do bloqueio. A expectativa é que seu uso dessa nova ferramenta desestimule esse tipo de crime no país.
Os usuários cadastram seus telefones em aparelhos de pessoas de confiança, que podem efetuar o bloqueio em caso de furto ou roubo. O Governo Federal promete que o aplicativo estará disponível para download em lojas virtuais de celulares e computadores a partir desta terça (19).
O desenvolvimento deste projeto vem sendo discutido desde agosto de 2023, com reuniões entre o ministério, entidades setoriais, agências regulatórias e empresas de telefonia e tecnologia. Apesar de suas funcionalidades, o serviço do aplicativo não irá substituir a necessidade de comunicação do crime às autoridades policiais.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.