O We Are Social e Meltwater atualizaram o relatório anual do Brasil sobre dados do mundo digital em 2024. Os números mostram que existem 144 milhões de contas de brasileiros nas redes sociais, um aumento de 2 milhões em relação ao ano passado. O número de usuários de mídias sociais no Brasil no início de 2024 era equivalente a 66,3% da população total, ainda que uma mesma pessoa possa ter mais de um perfil.
Comparado com os outros países do mundo, o Brasil é sem dúvida um dos maiores consumidores de mídias sociais e um dos países com maior tempo passado na internet e nas redes sociais. Confira os dados:
- 187,9 milhões de usuários de internet no Brasil em 2024 (87% da população e +3,3% vs 2023)
- 144,0 milhões de usuários de mídias sociais, (66% da população e +1,4% vs 2023)
- 210,3 milhões de conexões móveis celulares ativas no Brasil (97% da população e -1% vs 2023), enquanto só 57,7% da população tem computador (-1%), 31% tem consoles de jogos (+1,3%), 16% tem dispositivo de casa inteligente (+21,1%) e 27% tem relógio smart (-1,4%)
- 74% dos brasileiros assistam streaming ou “On demand” TV (-2,4%)
- 89,9% leem mídia online (-0,9%)
- 76,7% escutam música via serviços de streaming (-1,1%)
- 71,5% escutam podcasts (-3,3%)
- O brasileiro passa 9h13m por dia na internet (-19 min vs 2023), 4h04 olhando TV (-24 min), 3h37 nas redes sociais (-8 min), um pouco mais de 1h por dia escutando podcasts e jogando video game (-11 min), mais de 2h escutando música online (-6 min)
Em relação ao Facebook, o número de usuários brasileiros é de 111,3 milhões. Dados publicados nas próprias ferramentas da Meta indicam que o alcance potencial dos anúncios do Facebook no Brasil aumentou em 2,2 milhões (+2,0%) entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024. Já o número de usuários que os profissionais de marketing poderiam alcançar com anúncios caiu em 500 mil. O alcance dos anúncios do Facebook no Brasil era equivalente a 51,3% da população total no início de 2024. Na separação por sexo, 53,8% do público de anúncios do Facebook no país eram mulheres, enquanto 46,2% eram homens.
YouTube
O YouTube soma 144 milhões de usuários brasileiros. O alcance dos anúncios no início de 2024 era equivalente a 66,3% da população total do país, o que significa um alcance de 76,6% do total de usuários da internet no Brasil. Nessa audiência, 51,4% são mulheres e 48,6% são homens. Segundo informações do Google, o alcance potencial dos anúncios do YouTube no Brasil aumentou em 2,0 milhões (+1,4%) entre o início de 2023 e o início de 2024.
Números publicados pela Meta estimam 134,6 milhões de usuários brasileiros no Instagram. O alcance dos anúncios seria equivalente a 62% da população total no início de 2024 ou 71,6% da base local de usuários da internet. Também no início do ano, 58,4% do público publicitário do Instagram no Brasil era feminino e 41,6% masculino. Dados publicados nas ferramentas de planejamento da Meta mostram que o alcance potencial dos anúncios do Instagram no Brasil aumentou em 21 milhões (+18,6%) entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024. O tamanho da audiência desses anúncios aumentou em 12 milhões em relação ao ano passado.
O LinkedIn tem 68 milhões de membros brasileiros, segundo o levantamento. Em relação ao alcance de anúncios da plataforma no país, o número chega a 36,2% da base local de usuários da Internet, o que seria um aumento em 9 milhões em relação ao ano passado. Numa base trimestral, os dados da empresa revelam que o tamanho da audiência de anúncios do LinkedIn no Brasil aumentou 3,0 milhões (+4,6%) entre outubro de 2023 e janeiro de 2024.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.