Palestra “O futuro das profissões” faz parte da trilha de conhecimento “Marketing do Futuro”

O impacto da IA nas profissões foi o tema condutor da palestra “O futuro das profissões”, realizada nesta quinta-feira (7), no segundo dia de atividades do REC’n’Play, festival de inovação referência no Brasil. Com a presença de André Fatala, VP de Tecnologia e Cloud da Magalu, Geber Ramalho, head do Conselho do CESAR, e Socorro Macedo, sócia e diretora na LeFil Company. A conversa, que teve mediação de Marcela Valença – superintendente de Inovação e Educação do Porto Digital, abordou ainda outros tópicos, como o papel do trabalho na vida das pessoas, profissões que serão inventadas e transformações nos modelos de trabalho. 

Segundo André Fatala, a tendência é que a IA cause um impacto na sociedade tão forte quanto foi o causado pela internet, e que isso fará surgir vários outros tipos de trabalho. “Experiências diferentes exigem profissões diferentes. Porque quanto mais tecnologia, mais necessidade são criadas juntas”, pontuou.

REC’n’Play 2024 reflete sobre a polêmica: “A IA vai me substituir no mercado de trabalho?” (Crédito: Mateus Vinícius/Acervo Pessoal)

O surgimento de novas profissões está diretamente ligado à adaptação de profissões antigas, que precisaram passar por uma reestruturação a partir do momento em que começaram a caminhar com a tecnologia, conforme explicou Geber. “O principal ponto é ter a perspectiva de continuar sempre aprendendo. Para quem não se vê em constante atualização, o futuro tende a ser assustador mesmo. A IA não vai substituir os profissionais, mas os profissionais que sabem utilizar a IA e otimizam as suas tarefas com as tecnologias substituirão os profissionais que pararam no tempo”, exemplificou Ramalho.

Ainda de acordo com Ramalho, não é só a tecnologia que tem mudado a dinâmica profissional. “Há todo um contexto histórico e sociológico, que vai além de habilidades técnicas, que interferem no que se desenha para o futuro. Tem trabalho remoto, tem cultura empresarial, tem saúde mental, tem uma série de coisas atreladas que vão ditando o que a gente chama de futuro”, complementou.

Sócia e diretora da LeFil Company, Socorro Macedo acredita que o trabalho tradicional e o papel que ele exerce na vida das pessoas pode passar por transformações nos próximos anos. Unindo marketing e tecnologia, Socorro acredita que as duas áreas estão voltando a focar no comportamento das pessoas para entendê-las melhor e propor soluções mais adequadas, em vez de só olhar para elas como público-alvo. “A gente precisa de resiliência e paciência para saber reunir as habilidades das pessoas e usar isso de forma produtiva e menos excludente”, concluiu. 

REC’n’Play — O Futuro Nos Conecta

A edição deste ano do festival tem como tema “O Futuro Nos Conecta” e conta com uma programação que inclui palcos para apresentações culturais, além de atrações como a “Arena de Negócios”, “Arena Gamer”, palestras, oficinas e aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), “Arena de Robôs” e “Polo Infantil”. Para ter acesso às atividades, é necessário o Passaporte REC’n’Play, que pode ser adquirido gratuitamente pelo site https://recnplay.pe. A inscrição, válida para toda a programação, é gratuita e pode ser feita até o último dia do evento.

O REC’n’Play 2024 é realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco. É apresentado pelo Banco do Brasil, com parceria de conteúdo da Globo, patrocínio premium da Prefeitura da Cidade do Recife e Governo do Estado de Pernambuco. A parceria estratégica é feita pela ADEPE, EMPETUR, FUNDARPE, Secretaria da Cultura do Estado de Pernambuco, Recentro e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Com patrocínio da SERPRO, Petrobras, FINEP, Governo Federal, Solar Coca-Cola, Jalan, CONFEA, CREA-PE, Mutua PE, Suape, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fecomércio PE, Algar Telecom, Grupo Moura, Mondelez, Shopping Recife, Deloitte, NNT DATA, CESAR School, Rede Munda Mundo, ABA, Ambev e UNIAESO. Os parceiros de mídia são: Zygon, VideoPorto, Bandeirantes Mídia OOH, RZK Digital, TREND, Onomatopéia, Music FM, Lift Mídia, Jovem Pan, Eletromídia, Hits FM, Nova Brasil FM.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.