Um parque tecnológico como o Porto Digital precisa de algo além de empresas consolidadas. Um olhar para questões socioeconômicas, principalmente numa cidade como Recife, deve estar sempre em pauta. 

Uma prova disso é o projeto Juventude Code, que reúne estudantes da Escola Técnica Estadual Porto Digital, no Bairro do Recife, pensando soluções tecnológicas voltadas para para problemas sociais vividos por moradores da Comunidade do Pilar.

Em dois anos, o projeto pretende atingir diretamente 120 estudantes da Rede Pública de Ensino

O Juventude Code, que conta com recursos do programa Educar Para Transformar, financiado pelo Instituto MRV, tem duração de seis meses e leva, a cada semestre, 30 estudantes a uma experiência imersiva na cultura digital com viés de profissionalização. 

Segundo a superintendente de Formação e Inovação do Porto Digital, Marcela Valença, em dois anos, o projeto pretende atingir diretamente 120 estudantes da Rede Pública de Ensino.

“Estamos com nossa terceira turma em atividade, encerrando a vivência no dia 15 de junho. São estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, que são levados a desenvolver o senso crítico e a resolução de problemas pensados de forma coletiva e colaborativa”.

Ao final de cada semestre, o objetivo é transformar as ideias sociais propostas pelos estudantes em projetos prototipados e prontos para serem lançados no mercado de tecnologia e inovação.

CAPACITAÇÕES

Durante o mês de maio, a terceira turma do Juventude Code participou de uma série de capacitações com representantes do Sebrae sobre Apresentação de Pitch, Criação de Storytelling e Prototipação.

Estudantes receberam, em maio, uma formação voltada para desenvolvimento do empreendedorismo

Dia 04/05 – Módulo Pitch

A proposta do primeiro módulo foi capacitar os participantes sobre o que é PITCH, seus formatos, ajudá-los a desenvolver uma excelente apresentação do seu negócio/produto e conquistar seu público alvo.

Dia 09/05 – Módulo Pitch e Storytelling

A ideia foi capacitar o participante sobre apresentar o conceito de storytelling e de pitch e explicar ao empreendedor como utilizar essas duas ferramentas como estratégia de negócios, desenvolvendo técnicas e ferramentas de se apresentar com dinamismo, foco no resultado, desenvoltura na comunicação e destreza na eloquência.

Dia 11/05 – Módulo Prototipação

Oficina que utilizou técnicas para auxiliar os empreendedores a prototipar ideias e a desenvolver novos produtos, serviços, modelos de negócio, canais de venda e formas de relacionamento com clientes.

Rodrigo Coutinho é jornalista e editor do Jornal Digital

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