Além de bolsas, Porto Digital garantirá inclusão de alunos em programas de Estágio e Jovem Aprendiz – Foto: PC Pereira

O Porto Digital e o Senac-PE anunciaram, nesta quarta-feira (12), um programa completamente gratuito de universalização do ensino superior voltado para moradores da comunidade do Pilar. A iniciativa vai ofertar bolsas de estudo na Faculdade Senac para os cursos de Design de Moda; Estética e Cosmética; Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Logística; Gastronomia; e Jogos Digitais. As aulas já começam no segundo semestre, mais especificamente em agosto.

Além de promover a formação de toda e qualquer pessoa que mora na comunidade e que já concluiu o Ensino Médio, o Porto Digital vai garantir – a partir da articulação com dezenas de empresas do ecossistema de tecnologia e inovação – a inclusão de alguns desses bolsistas em programas de Estágio e Jovem Aprendiz.

As pessoas interessadas deverão ser aprovadas no vestibular promovido pela Faculdade Senac ou utilizar a nota do Enem. Para quem precisar fazer a prova, o Senac-PE vai oferecer um curso preparatório para o exame, também gratuito, exclusivo para as pessoas da comunidade do Pilar. Para outras informações, há o telefone (81) 99112-6389 (atendimento pelo WhatsApp). 

Pierre Lucena falou da dívida social que o ecossistema do Porto Digital tem com a comunidade do Pilar – Foto: PC Pereira

Para o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o Pilar Universitário vem quitar uma dívida social que o parque tem com a comunidade vizinha, que registra um dos piores IDHs do Recife. “Os moradores do Pilar já contam com a estrutura de serviços públicos como creches e posto de saúde, mas só isso não mexe com a realidade por completo. É com educação, inclusão produtiva e oferta de emprego e renda que essa população vai conseguir dar um salto”, comentou ele.

Uma das lideranças da comunidade, a moradora Adriana Santos fez um emocionado discurso comemorando a criação do programa. “A educação pode abrir portas e é isso que a comunidade do Pilar estava precisando. Será o começo de uma experiência transformadora para todos nós”, disse ela.

Adriana Santos, moradora da comunidade do Pilar, celebrou a iniciativa – Foto: PC Pereira

EXEMPLOS

Mesmo quando ainda não existia a ideia do programa Pilar Universitário, alguns moradores da comunidade já davam seus primeiros passos para a transformação social por meio da educação. É o caso do jovem de 22 anos Eduardo Santos, hoje trabalha no Núcleo de Gestão do Porto Digital. “Consegui uma oportunidade profissional aqui no Porto Digital. Cheguei como Jovem Aprendiz, consegui uma bolsa para a graduação e hoje sou estagiário de Administração”, contou ele.

O jovem de 22 anos Eduardo Santos, morador da comunidade do Pilar, hoje trabalha no Porto Digital – Foto: PC Pereira

Outro estagiário oriundo do Pilar é Gustavo Dantas. Para ele, a mudança de perspectiva foi muito grande. “A gente viu e vê por aí exemplos de que a educação transforma realidades. Hoje eu posso me considerar um exemplo de que a oportunidade mudou minha vida e me transformou”, declarou.

Gustavo viu sua vida se transformar com o acesso a educação e a experiência no Porto Digital – Foto: PC Pereira

No mesmo caminho desses dois esteve o agora o assistente de Inovação do Porto Digital Pablo Souza. “Comecei como Jovem Aprendiz e foi minha inserção no ecossistema. Conquistei uma bolsa de graduação em tecnólogo no Senac e agora estou me tornando um profissional na área de Análise e Desenvolvimento do Sistemas”, revelou.

O assistente de Inovação do Porto Digital Pablo Souza também estuda no Senac – Foto: PC Pereira

Rodrigo Coutinho é jornalista e editor do Jornal Digital

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.