A oferta de crédito para empresas e pessoas físicas só virá com maior acesso aos dados e técnicas avançadas para interpretá-los. Esse foi o resumo mostrado pela vice-presidente de Novos Negócios da B3, Ana Carla Abrão, durante o encontro mensal promovido pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro) – regional Pernambuco e Paraíba. O evento, que aconteceu nesta sexta-feira (18), no Restaurante Frege, no Bairro do Recife, contou com apoio do Porto Digital e Softex.
Segundo Ana Carla, há um problema com o modelo de crédito no Brasil: a maioria dos bancos oferecem as mesmas condições para quem é bom e mau pagador. “O mercado financeiro precisa modernizar o tratamento que dá às informações dos clientes que buscam empréstimos. Se bem analisados, os dados e informações vão moldar uma oferta de crédito mais personalizada”, contou ela. Com taxas mais atraentes, as empresas poderão buscar capital no sistema bancário.
Para ela, existem algumas áreas que os bancos devem focar usando dados & analytics: Estratificação de Clientes (segmentação); Ofertas Dinâmicas (produtos de oportunidade); Precificação (melhores taxas para melhores clientes); e Monitoramento de Contas (agir rápido para reduzir perdas). Esses pontos confirmam que uma estratégia de coleta dos dados dos clientes deve estar associada a uma grande capacidade de aplicar técnicas avançadas de análise.
Como sugestão para as empresas do ecossistema do Porto Digital, Ana Carla Abrão recomendou uma articulação com a cúpula do mercado financeiro. “Usem a força e a coesão que existe aqui e tragam diretores de crédito dos bancos da (Avenida) Faria Lima para visitarem o Porto Digital. Essas pessoas precisam conhecer essa realidade criada no Recife e ver que existem oportunidades melhores de crédito”.
Rodrigo Coutinho é jornalista e editor do Jornal Digital
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