O formulário digital está disponível no site www.participacti.pe.gov.br e tem o objetivo de construir em conjunto com a sociedade a política de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco

Para garantir a participação popular na construção de uma política pública de ciência, tecnologia e inovação em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação lançou, na última quarta-feira (29), a plataforma Participa CT&I, um formulário para registrar as propostas da população para os segmentos.

A mesa de abertura contou com a secretária Estadual de CT&I, Mauricélia Montenegro – Crédito: Saulo Aleixo-Secti/PE

O lançamento aconteceu durante a abertura da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada no auditório do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia (i-Litpeg), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O Porto Digital foi representado pelo superintendente de Empreendedorismo, Johnny Laranjeira.

Integrado à V Conferência Nacional de CT&I, promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Conferência Estadual é executada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PE), Facepe e Usina Pernambucana de Inovação – ambas vinculadas à Secti/PE – e visa articular o sistema estadual de CT&I em torno de debates que influenciam na formulação de políticas públicas voltadas ao setor científico, tecnológico e de inovação.

PRIMEIRO DIA – Durante o primeiro dia da programação da Conferência de CT&I, o público presente participou de mesas que discutiram a estruturação de Complexos Industriais Tecnológicos em áreas estratégicas, a redução de vulnerabilidades em cadeias produtivas estratégicas, a importância e o incentivo das mulheres na ciência, tecnologia e inovação, e o apoio a arranjos produtivos locais articulados com Institutos e Centros Vocacionais Tecnológicos.

Johnny Laranjeira (à esquerda) representou o Porto Digital – Crédito: Saulo Aleixo-Secti/PE

INTERIORIZAÇÃO – Para interiorizar a discussão, a 5ª Conferência segue com as atividades em Caruaru, no Agreste pernambucano, e em Petrolina, no Sertão do Estado. A edição acontece no Armazém da Criatividade, em Caruaru, nesta quinta-feira (30/11), e no Instituto Federal Sertão (IFSertão), em Petrolina, na sexta-feira (1ª/12).

O encerramento do evento acontece no dia 7 de dezembro, no Auditório do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia, da UFPE (i-Litpeg), e vai contar com a presença da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos.

Participaram da mesa de abertura da Conferência de CT&I a secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, a presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Fernanda Pimentel, o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, o vice-reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), José Roberto Cavalcante, o secretário geral adjunto da 5ª CNCTI, Anderson Gomes, e o diretor de Inovação, da Secti/PE, César Andrade.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.