O Porto Digital lançou, nesta quinta-feira (25), em parceria com a Eletrobras, o Polo Nordeste do Innovation Grid. O evento aconteceu no Cinema do Porto, no Bairro do Recife. O Innovation Grid é uma plataforma de conexão entre o Eletrobrás e parceiros situados no ecossistema para fomentar soluções inovadoras, bem como alavancar modelos de negócios que contribuam para sustentabilidade.
O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, explica que essa é a primeira vez que o Porto Digital fecha uma parceria com uma rede de energia. De cara, a maior companhia do setor elétrico da América Latina: “O que queremos com essa parceria é ser um possível potencial fornecedor através das nossas 400 empresas, a incorporação deles em projetos educacionais nossos, como o Embarque Digital, e firmar uma parceria de longo prazo possibilitando que a gente possa levar inovação para o setor elétrico através da grande malha que a Eletrobras tem no Brasil, mas principalmente para que as nossas empresas possam potencializar seus produtos.”
Segundo João Henrique Franklin, diretor presidente da Eletrobrás Chesf, a parceria entre Porto Digital e Eletrobrás é certeza de sucesso: “O Porto Digital é uma entidade conhecida nacionalmente, internacionalmente e juntos prometemos entregar projetos inovadores voltado para geração, transmissão e comercialização de energia. O Nordeste é uma região que tem um diferencial em questões de energia. Nós exportamos energia para o resto do país, então temos muito a realizar nessa parceria conjunta.”
A plataforma em questão será trabalhada em três módulos: PowerUp, Spark e Tech Parternships. “Vamos aproveitar não só as ações desenvolvidas pelas entidades, como propor novos desenvolvimentos e teremos a oportunidade de contar com os novos talentos, os estudantes”, explica João Henrique.
Antonio Varejão, vice-presidente de operações de segurança da Eletrobras, explica que estamos “vivendo um momento em que os eventos climáticos têm sido muito fortes e dentro desse contexto a gente ter uma gestão de ativos que seja otimizada e eficiente é importantíssimo.” Ele defende que a parceria trará vantagens para o Porto, para a região, capital e para o sistema Eletrobras.
Juliano Dantas, vice-presidente de inovação da Eletrobrás, celebra o fato de fazer parte da primeira empresa de energia elétrica a se instalar no Porto Digital. “Nós vamos buscar usar toda capacidade que temos de desenvolvimento de tecnologia e inovação no Porto Digital adicionando essa capacidade aos nossos ativos e objetivos estratégicos da companhia para fazer muita inovação e gerar muito valor em conjunto com o ecossistema”, afirma.
Para Ismar Kaufman, CEO da In Forma Software, a parceria significa “um passo a mais no aproveitamento de uma capacidade enorme que existe no Porto Digital de prestar inovação ao setor elétrico nacional aumentando produtividade, segurança, capacidade de atuação, reduzindo as indisponibilidades que causam perturbação tanto para indústria, para o comércio e para as residências.”
Conheça mais do Innovation Grid
Como citado, o Innovation Grid possui três módulos. O primeiro deles, PowerUp, é um módulo de conexão da Eletrobras com soluções maduras do ecossistema de inovação. Já o módulo Spark é voltado exclusivamente para estudantes. No programa serão selecionados jovens afim que formem equipes multidisciplinares para conhecer os desafios e negócios da Eletrobras se conectando aos times de inovação da empresa.
O último, módulo Tech Partnerships, foi criado para alavancar o relacionamento com universidades, instituições de pesquisa e empresas “para superar barreiras e ampliar horizontes”.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.