Mais de mil estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas para Internet, Ciência da Computação e Sistemas de Informação iniciaram um novo desafio nesta segunda-feira (29). Alunos das instituições parceiras do Porto Digital irão criar soluções a partir do tema “Clima em foco: tecnologia contra a crise climática” pelos próximos cinco semestres durante o eixo de formação da residência tecnológica.

Mais de mil alunos iniciam residência tecnológica na Recife, em Aracaju e Brasília (Imagem: Raíssa Lima/Porto Digital)

As instituições parceiras do Porto Digital são: Universidade Católica de Pernambuco, Senac, CESAR School, Universidade Maurício de Nassau, Faculdade Integrada Cete e Universidade Tiradentes – todas no Recife. Participam também a Universidade Católica de Brasília e a Universidade Tiradentes, em Aracajú. Ao todo são 650 alunos participantes do Recife e mais 650 de Aracajú e Brasília.

Rodrigo Pereira, gerente de formação do Porto Digital, explica que o kickoff é a primeira parte do eixo de formação: “São cinco etapas que os estudantes passam durante os cinco semestres em que estão na faculdade. Em cada semestre eles têm uma disciplina de residência tecnológica que é ministrada pelo Porto Digital dentro das faculdades parceiras do programa.”

No kickoff é proposto um tema pontapé para, a partir desse tema, alunos indentificarem um problema e propor uma solução de tecnológica. “A ideia é que nesse kickoff eles entendam como nasce um produto de tecnologia. Como é que você vai da ideia até o protótipo?”, explica Rodrigo.

Mais de mil alunos iniciam residência tecnológica na Recife, em Aracaju e Brasília (Imagem: Isabela Veríssimo/Porto Digital)

Na manhã desta segunda-feira (29) os estudantes foram apresentados ao tema em uma palestra que contou com a participação de Oscar Barreto, secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, e José Yago, PhD em Química e CEO da Arqueatec. À noite, o tema foi apresentado por Suzana Montenegro, presidente da Apac, e Amanda Suarez , ativista climática e fundadora do Saúde em Clima.

“A partir desse momento os estudantes também passam para uma parte mais técnica, como oficinas de design thinking, figma, prototipação, modelo de negócios, pitch… Intercalando com as oficinas, mentorias do Porto Digital ajudam na condução do projeto”, lista Rodrigo. As próximas etapas da residência são: Rise Up, Grow Up, Take Off e Level Up.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.