Em uma visita na tarde desta quinta-feira (9) ao Porto Digital, o Ministro da Educação, Camilo Santana, e a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Luciana Santos, foram recebidos pelo presidente do ecossistema, Pierre Lucena, pelo prefeito do Recife, João Campos, e pelo deputado federal Pedro Campos para uma apresentação detalhada sobre os programas de formação de capital humano na área de tecnologia.
Um desses programas, o Embarque Digital, iniciativa pioneira do Porto Digital, oferece bolsas de estudo através da Prefeitura do Recife, com o objetivo de promover a inclusão e a capacitação tecnológica. A iniciativa busca formar estudantes que desejam aprimorar suas habilidades em diversas áreas tecnológicas, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho moderno.
A oferta de formação tecnóloga é para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet. Uma das disciplinas ofertadas semestralmente é a Residência Profissional Tecnológica, a ser realizada desde o primeiro período do curso. Trata-se de uma disciplina prática, onde os estudantes desenvolvem desafios reais de tecnologia e em contato permanente com as empresas empregadoras.
Durante a visita, os Ministros tiveram a oportunidade de interagir com alguns dos beneficiados pelo programa, além de discutir com líderes locais as futuras colaborações entre os Ministérios e o Porto Digital. “É focar na demanda do mercado de trabalho, que é formar os profissionais que estão faltando. É através da educação que podemos mudar o Brasil e, o que eu vi hoje, foi isso no Embarque Digital”, comentou o ministro.
Pierre Lucena ressaltou a importância do apoio governamental para a expansão e o sucesso de programas educacionais inovadores como o Embarque Digital. “Com parcerias sólidas, podemos ampliar nosso alcance e impacto, oferecendo mais oportunidades para nossos jovens talentos”, afirmou Lucena.
O prefeito João Campos reforçou o compromisso da cidade do Recife com a inovação e a educação tecnológica. “Temos uma quantidade imensa de jovens que têm aptidão, mas não entram na área de tecnologia porque não têm acesso, não tem vaga pra eles. O que a gente precisa é de política pública para pessoas de baixa renda que não conseguem acessar as vagas nas universidades públicas. E o Embarque Digital é uma solução para esse desafio”, concluiu Campos.
Esta visita do Ministro da Educação ao Porto Digital marca um momento de reconhecimento
e potencial ampliação do Programa Embarque Digital, que continua a ser um modelo de
sucesso em educação e inovação tecnológica no Brasil.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.