O podcast Foguete Sem Ré gravou seu 69º episódio com a participação de Marcela Valença, superintendente de Educação e Inovação do Porto Digital. O bate-papo “Conectando vidas: uma jornada de inclusão e inovação” está disponível no YouTube.
A conversa parte do host Bruno Oliveira. Juntos, ele e Marcela debateram sobre o impacto social e o sistema de inovação que o Porto Digital traz para o Brasil, para o Nordeste e para Pernambuco.
“Se não for a educação não vai ter solução”: para início de conversa, Marcela contou parte da sua história de vida e como foi da Assistência Social à Engenharira e Software no âmbito profissional.
O bate-papo se estendeu até o assunto “inovação” chegar. “Eu descobri que educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo”, disse Marcela – a primeira da família a cursar uma faculdade.
Em seguida, a convidada falou do Embarque Digital, programa de parceria do Porto Digital com a prefeitura do Recife que promove a formação técnica em nível superior para jovens na área da tecnologia.
Atualmente são 1.750 alunos no Embarque, sendo 80% com renda inferior a três salários mínimos por família, 69% de pessoas pretas e pardas, 36,4% de mulheres e quase 70% no percentual de empregabilidade. “A ideia é que a gente consiga formar pessoas no mercado de tecnologia, mas mais do que isso, formar pessoas que tenham mentalidade empreendedora”, conta Marcela.
Recife hoje, pelo último senso do Ministério da Educação, é a capital que tem mais estudantes per capita na área da tecnologia – sem considerar o programa que o Porto Digital está desenvolvendo.
“Vai sair um senso agora e vamos ver quanto o programa que estamos desenvolvendo ajudou a subir esse quantitativo e a gente está com muita fé de que tenha, pelo menos, dobrado o número de pessoas formadas”, diz Marcela sobre o processo de inclusão.
Assista o episódio completo aqui.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.