As inscrições para a Chamada Aberta de Inovação da Alpla, em parceria com o Porto Digital, estão abertas e seguem até o dia 18 de junho deste ano. O desafio busca solução para medição de silos. Qualquer empresa de tecnologia ou Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) que tenham uma solução com viés inovador para o desafio proposto podem participar.

Chamada Aberta de Inovação: Alpla busca solução para medição de silos
Chamada Aberta de Inovação: Alpla busca solução para medição de silos (Imagem: Freepik)

As propostas devem ser enviadas pela internet. No dia 11 de junho haverá uma live tira dúvidas para apresentação e aprofundamento do desafio contando com a participação da indústria.

As melhores propostas serão selecionadas para a etapa de pich. Após os pitchs, a indústria define as empresas finalistas, até chegar em uma definição final para contratação.

“Atualmente sabemos a importância da colaboração e da co-criação para o sucesso e a sustentabilidade dos negócios. Sendo assim, as chamadas de inovação aberta representam uma oportunidade única para startups se conectarem com grandes empresas, como a Alpla, além de possibilitar novas aplicações e escalabilidade das soluções propostas”, salienta Julia Landim, coordenadora de inovação do Porto Digital.

Entenda o desafio

“A fábrica da Alpla em Pernambuco possui cinco silos para o armazenamento de sua matéria prima, o PET. Cada silo possui uma sonda que mede o volume do PET interno e leva essa informação a um display na base dos silos. Diariamente, um técnico anota as leituras no display e alimenta o sistema de controle de da produção AlplaProd.

Como as sondas utilizadas para essa medição foram desenvolvidas para a medição de líquidos, existe uma imprecisão que pode chegar a 30 Tn por mês. Esse problema leva a divergências entre o estoque real e o contábil (que usa os dados das notas fiscais), dificuldades em auditorias e também em erros nos cálculos do custo médio do produto acabado nos fechamentos.”

O que a Alpla busca

  • Medir o volume do produto nos silos com precisão e em tempo real;
  • Idealmente, os dados devem ser enviados automaticamente para o ERP (MicroSiga). Caso não seja possível, pode-se manter a leitura em display local (desejável, não essencial).

Resultados esperados

  • Reduzir a imprecisão das medições de 0.7% para 0.5% no máximo;
  • Reduzir o tempo gasto para se medir os silos;
  • Reduzir o tempo entre a medição e a compilação dos dados para a tomada de decisão.

Para outras informações, entre em contato com o WhatsApp: (81) 98844-5368

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.