A incubadora de negócios do Porto Digital, através do seu hub de inovação situado em Caruaru, o Armazém da Criatividade, conquistou a certificação de nível 2 do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendedores (CERNE) – entidade que atesta a padronização de incubadoras na geração de novos empreendimentos de sucesso.

Nessa quarta-feira (5), em audição realizada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) – órgão responsável pelo processo de certificação –, o Armazém da Criatividade apresentou a comprovação de mais de 30 práticas que o possibilitaram à alcançar o segundo nível do padrão CERNE, tornando a sua incubadora, a 2º do estado a possuir a certificação.

Porto Digital conquista certificação CERNE nível 2 e fortalece ecossistema de inovação em Caruaru

O evento de certificação ainda contou com a presença dos representantes Marcos Suassuna, consultor da ANPROTEC, César Andrade, diretor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (SECTI-PE), Jucélia Maia, avaliadora CERNE credenciada, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Pâmela Dias e Mirelly Guedes, respectivamente gerente e analista de inovação do Armazém da Criatividade e Júlia Vasconcelos, fundadora da InTech – startup graduada no programa de incubação do Armazém da Criatividade. 

“É uma grande alegria poder contar com uma certificação tão importante para a nossa incubadora, quanto o CERNE. Este é o resultado da qualidade de nossas boas práticas, que resultam em programas de incubação que são referência nacionalmente”, comemora Mirelly Guedes, Analista de Inovação e Coordenadora do Eixo de Empreendedorismo do Armazém da Criatividade, em Caruaru.

Mais sobre a certificação CERNE

A certificação CERNE, desenvolvida com base em experiências de sucesso a níveis nacionais e internacionais, estabelece um modelo e um padrão de atuação para incubadoras de negócios. O objetivo do modelo é ampliar a capacidade das incubadoras certificadas em gerar, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem-sucedidos.

Em função da quantidade e da complexidade dos processos-chave a serem implementados pelas incubadoras que passam pelo processo de certificação, o CERNE foi estruturado como um modelo de maturidade das incubadoras envolvidas, elencando-as em quatro níveis crescentes e contínuos.

Níveis de certificação e maturidade CERNE:

  • CERNE 1 – empreendimento
  • CERNE 2 – incubadora
  • CERNE 3 – rede de parceiros
  • CERNE 4 – melhoria contínua

Há oito anos atuando em Caruaru, o AC é um dos principais agentes no impacto do ecossistema empreendedor e criativo da cidade.

Através de seus programas nos eixos de Empreendedorismo, Inovação Aberta e Equidade de Gênero, a organização atua para oportunizar pessoas a empreender, se qualificar e utilizar a estrutura laboratorial que fazem o Armazém da Criatividade.

Além disso, a instituição conta com as comunidades Rede AC e Somos Minas, que juntas somam mais de 400 pessoas e fortalecem o ecossistema de inovação do Agreste pernambucano.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.