Estão abertas as inscrições para o Tecnova III, programa da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) que busca selecionar parceiros operacionais em Pernambuco para acelerar e apoiar a inovação de propostas de até R$ 624 mil. O edital já está disponível. O Porto Digital oferece uma série de benefícios para aceleração dos projetos selecionados (Confira abaixo).
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de PE (Facepe) e Finep, buscando fomentar o desenvolvimento, a aceleração e internacionalização de projetos de inovação tecnológica desenvolvidos por empresas pernambucanas de micro, pequeno e médio porte.
As inscrições do Tecnova III vão até 11 de setembro. O resultado preliminar está agendado para ser divulgado em 18 de setembro. O resultado final, em 28 de outubro.
Os projetos de inovação devem estar enquadrados em algum dos seguintes temas:
- Gestão do Semiárido (desertificação, eficiência e qualidade no uso de água potável e agrícola, produção rural, agricultura familiar e agricultura intensiva), clima e variabilidade climática territorial (dados, gestão e modelos de previsão);
- Saúde (gestão e controle das doenças negligenciadas, emergentes e crônicas, e relações ambiente-saúde e agricultura-saúde);
- Governos inteligentes, economia criativa e desenvolvimento econômico e social inclusivo e ambientalmente sustentável;
- Conservação de recursos naturais e da biodiversidade, gestão de externalidades (degradação, poluição etc.) e energias renováveis; e
- Manufaturas avançadas, economia 4.0, internet das coisas, robótica, sensores e biossensores, inteligência artificial e big data.
O Tecnova III aceita uma (1) proposta por empresa, desde que não sejam MEI, nem EI. Podem participar empresas pernambucanas de qualquer porte, individualmente ou em associação com outra(s) empresa(s) pernambucana(s), que atendam às seguintes condições:
- Receita bruta no último exercício igual ou inferior a R$ 16 milhões;
- Data de registro na Junta Comercial, no Registro Civil das Pessoas Jurídicas (RCPJ) de sua jurisdição ou inscrição no Regime Especial do Inova Simples, até 31/10/2023;
- Demonstrar ter efetuado qualquer atividade operacional, não-operacional, patrimonial ou financeira até 31/01/2024; e
- Objeto social, na data de divulgação do presente Edital, que contemple atividade compatível com o desenvolvimento do projeto proposto.
Por que o Porto Digital?
O Porto Digital oferece uma série de benefícios para aceleração dos projetos selecionados, contemplando os seguintes serviços:
- Acesso a Capital: Workshops, palestras, identificação de investidores, treinamento de pitch, mentoria financeira, networking, articulação com programas de financiamento.
- Tração de Vendas e Mercado: Treinamento de vendas, pesquisa de mercado, desenvolvimento de estratégia de marketing, implementação de sistemas de gestão, desenvolvimento de canais de vendas, acompanhamento de métricas comerciais.
- Implementação de Práticas e Ferramentas de Gestão: Diagnóstico empresarial, seleção e implementação de sistemas de gestão, treinamento em liderança e gestão, monitoramento de resultados.
- Governança: Estruturação jurídica, implementação de conselho consultivo, políticas de governança, treinamento em ética e compliance, apoio na conformidade regulatória.
Além disso, a startup passa a fazer parte de um dos maiores ecossistemas de inovação do país, que já formou mais de 350 novas startups ao longo dos anos, com histórias de sucesso como as da InLoco, Neurotech, Tempest, entre outras.
Programa é voltado para sociedade
De acordo com Mauricélia Bezerra Vidal Montenegro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, o lançamento do edital do Tecnova III tem como foco “os problemas que mais afligem a nossa sociedade”: “A gente precisa da expertise, das ideias, dos comportamentos disruptivos para que a gente acelere, aprimore e traga para uma aplicação verdadeira dos problemas concretos das vidas da pessoas”.
Para Carlos Alberto Aragão, diretor de desenvolvimento científico e tecnológico da FINEP, outras edições provam a qualidade do programa: “Para nós é um dia de muita emoção e muita alegria pelo lançamento de mais uma edição do Tecnova, que já deu mostras de ser plenamente exitoso nesse desafio que é ter nossas empresas cada vez mais inovadoras, com cada vez mais contato com instituições e centro de pesquisas, para promover o desenvolvimento sustentável do nosso país.”
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.