Um aparelho projetado com uso de inteligência artificial (IA) para aplicação de batom em pessoas com limitação motora nos membros superiores ou com deficiência visual total ou parcial. Assim é o novo batom inteligente do Grupo Boticário, feito em parceria com as empresas do Porto Digital, CESAR e Neurobots. Até o dia 29 de julho, o protótipo fica disponível em Pinheiros, bairro da Zona Oeste de São Paulo, para testes.
A parceria inclui a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Mas vale ressaltar que o protótipo, que utiliza sensores avançados e algoritmos de IA para diferenciar a pele do rosto e dos lábios, recurso essencial para a aplicação do batom de maneira precisa e uniforme, ainda não está sendo comercializado.
“A tecnologia contou com pessoas com deficiência em todo o processo de desenvolvimento: todo fluxo de usabilidade, o apoio no case para ele ser usado, o ajuste das mesas para receber as pessoas com qualquer tipo de deficiência, como elas se apropriam dessa solução. Para garantir que essa diversidade fosse acolhida, também houve um cuidadoso processo de inclusão de imagens diversas para desenvolver uma IA que pudesse abraçar e considerar todo tipo de boca, todo tipo de pele, porque afinal de contas estamos em um Brasil diverso e se a gente fala de acessibilidade, a gente fala de diversidade”, conta Davi Pradines, Designer de Interação do CESAR.
Ele explica que a dinâmica do batom inteligente é a seguinte: “O sistema usa a IA a partir de uma foto tirada de uma câmera de alta resolução, cria um mapeamento do lábio e assim a estrutura robótica consegue fazer a aplicação e garantir conforto e precisão na hora de aplicar o batom dando ao usuário a possibilidade de fazer como ele achar melhor. No final, o sistema dá uma nova foto e faz o comparativo entre antes e depois, e consegue dizer se a aplicação foi de qualidade ou não. Se a gente está falando de pessoas cegas isso é muito importante porque passa a segurança de que a aplicação foi bem realizada, então as mulheres saem empoderadas, se sentindo lindas e é transformador ver elas com essa solução”.
Inclusão gera inovação
Gustavo Dieamant, diretor executivo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo Boticário, conta que o processo de criação durou cinco anos.
“O Batom Inteligente é uma conquista não somente do Grupo Boticário, mas da sociedade em geral. Ele não representa apenas um avanço tecnológico, mas um movimento importante na direção de uma sociedade mais inclusiva e diversa”, diz Gustavo Diemant.
Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, destaca a importância da parceria com o Grupo Boticário como mais uma experiência que se alinha diretamente à missão do centro. “Acreditamos que a tecnologia e a inclusão precisam estar super conectadas. O fruto da colaboração entre CESAR, Grupo Boticário e Neurobots resultou em um dispositivo pioneiro, capaz de impactar positivamente milhões de pessoas com deficiência”, avalia.
“O Batom Inteligente é a materialização de como a inovação pode trazer avanços significativos para a vida das pessoas. Este projeto é particularmente importante para nós, pois destaca como a nossa expertise tecnológica pode contribuir para a resolução de desafios reais e promover mais acessibilidade”, destacou Júlio Dantas, CEO da Neurobots.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.