As inscrições para o programa Florescendo Talentos estão abertas. Essa é uma iniciativa do Trilhatec, destinado a oferecer qualificação profissional a estudantes do ensino público. Interessados podem se inscrever até o dia 21 de agosto. Essa é uma iniciativa do CESAR, empresa embarcada do Porto Digital, com colaboração do SENAI e SENAC e apoio do Governo do Estado.

Programa Florescendo Talentos abre inscrições para qualificação profissional em tecnologia (Imagem: CESAR/Reprodução)

O programa busca preparar jovens para o mercado de trabalho em posições com grande demanda por profissionais capacitados de tecnologia. Mais de 14 mil alunos do ensino médio e 11 mil do EJA serão impactados com formação nas áreas de desenvolvimento de sistemas web e visualização de dados.

Dentro do escopo do projeto, o CESAR é responsável pela execução do Florescendo Talentos, que tem como objetivos principais a interiorização da formação tecnológica, o aumento das matrículas e a diminuição da evasão escolar em Pernambuco – além de aumentar as chances de empregabilidade dos egressos por proporcionar uma formação alinhada a demandas atuais do mercado de trabalho.

O Florescendo Talentos tem metodologia desenvolvida pelo CESAR e dividida em três partes: transmissão ao vivo em broadcast, aprendizagem em pares e por projetos.

“Esse projeto é importante para o estado porque começa a levar educação em tecnologia da informação e comunicação de qualidade, com empregabilidade, para mais de 70 municípios. A gente nasceu com a missão de transformar a vida de pessoas e organizações. Ficamos muito felizes e realizados com esse desafio que nos foi entregue”, destaca o CEO do CESAR, Eduardo Peixoto.

Para os estudantes do ensino médio, será oferecido um curso de operador de computador com ênfase em desenvolvimento de sistemas web, com carga horária de 560 horas, abrangendo conteúdos como Python, Javascript, HTML e CSS.

Já para os estudantes do EJA, a formação será de operador de computador com ênfase em visualização de dados. Distribuídas em 225 horas, as atividades serão focadas em visualização e monitoramento de dados, incluindo ferramentas como Google Sheets, Looker Studio e SQL.

Em julho, como primeira etapa do programa, foram realizadas visitas técnicas a cada uma das 16 regionais de ensino do estado para apresentação e análise das condições para operacionalização, bem como captação de feedbacks dos servidores.

A partir disso, o Florescendo Talentos terá início em agosto de 2024 em diversas escolas espalhadas por mais de 70 municípios de Pernambuco. A expectativa é alcançar mais de 26 mil estudantes de cerca de 170 escolas estaduais, distribuídas por todas as regiões do estado.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.