Era 2021 quando Ana Uriarte convidava os amigos para participar de uma chamada de inovação promovida pelo Porto Digital em parceria com o Sebrae PE. Alí surgia a Quark, como solução à questão “Como mapear e desenvolver habilidades comportamentais em jovens?”. Três anos depois, Ana é a primeira mulher e única do Nordeste a receber o prêmio Innovators Under 35 LATAM 2024, concedido pela MIT Technology Review, que prestigia 35 jovens de até 35 anos em suas especialidades. No caso dela, por exemplo, a premiação veio na categoria Empreendedorismo.
A Quark, que hoje é o trabalho de Ana, passou por quase 10 meses de concepção, com acompanhamento do CESAR e Softex, empresas parceiras do Porto Digital. A solução, muito bem executada, partiu das dores de Ana ao concluir o curso de Engenharia Civil e se deparar com os desafios do mercado de trabalho.
“Eu e meu sócio, João Thompson, fizemos uma graduação bem técnica e o que a gente percebeu quando chegamos ao mercado de trabalho foi que tínhamos desenvolvido várias habilidades técnicas, mas faltavam habilidades comportamentais. A gente viu que aquilo não era importante só para a gente, mas para todo profissional no mercado”, conta Uriarte.
Segundo o Instituto Millenium, só no Brasil, mais de 70% dos jovens não se sentem preparados para enfrentar o mercado de trabalho.
Com uma estratégia bem implementada, a Quark é reconhecida por ser uma plataforma voltada para o desenvolvimento das habilidades comportamentais dos jovens da rede pública. Nela, há abordagens de diferentes habilidades, como comunicação, liderança, transformação digital, entre outras.
Até o atual momento, a Quark soma mais de 27 mil alunos, quase 50 mil certificados emitidos, mais de 115 instituições de ensino atendidas em 50 municípios no estado de Pernambuco.
A cerimônia de entrega da premiação do Innovators Under 35 LATAM 2024 acontece durante o evento Lima Tech Week e está agendada para o dia 7 de novembro, no Peru. Ana conseguirá comparecer, representando as mulheres brasileiras e o Nordeste.
“O sentimento é de uma gratidão enorme, felicidade muito grande. Também uma responsabilidade de representar o meu time, nosso ecossistema, e Recife, que é a cidade mais inovadora do país, embora muitas vezes a gente não receba esses créditos.”
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.