O segundo dia do REC’n’Play 2024, festival de inovação que é referência no Brasil, contou com a renomada presença de Claudia Costin, ex-diretora de Educação Global do Banco Mundial. Na manhã desta quarta-feira (7), Cláudia compartilhou o que espera do futuro da educação no Brasil, mais precisamente para os próximos seis anos. “Precisamos formar humanos em seres humanos”, pontuou.
Sua apresentação foi realizada no auditório do Centro de Artesanato e iniciou com a crítica ao atual sistema de ensino aplicado no Brasil. Segundo a educadora, as escolas não ensinam os estudantes a pensarem. “Nós somos bons em ensinar a decorar, mas não a pensar criticamente e criativamente”, afirmou.
A educadora falou ainda sobre um dado que mostra que em 1930 apenas 21,5% das crianças estavam nas escolas primárias do Brasil. A Argentina tinha 62%. Empatado com o Brasil estava a Coreia. “No final dos anos 1960, a Coreia já tinha universalizado o acesso à escola primária. O Brasil ainda estava com 40%”, comentou sobre a disparidade. Em 2023, o Brasil ainda tinha 44% das crianças de escolas públicas não alfabetizadas no final do 2º ano.
Entre as metas de Cláudia Costin para 2030 está assegurar que todas as crianças completem a educação primária e secundária de qualidade e equitativa e, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e efetivos. Além disso, o foco em resolução colaborativa de problemas com criatividade e em pensamento sistêmico e crítico; a flexibilização dos currículos e interdisciplinaridade; educação mão na massa com aulas com mais diálogos e atividades; cultura digital e ensino híbrido; entre outros.
“Falo de escolas em que todos aprendam, que tenham excelência em equidade. Uma escola em que tanto alunos como professores trabalhem colaborativamente. Uma escola em que os saberes não sejam fragmentados e que ensine a pensar e a aprender”, disse Cláudia.
REC’n’Play — O Futuro Nos Conecta
A edição deste ano do festival tem como tema “O Futuro Nos Conecta” e conta com uma programação que inclui palcos para apresentações culturais, além de atrações como a “Arena de Negócios”, “Arena Gamer”, palestras, oficinas e aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), “Arena de Robôs” e “Polo Infantil”. Para ter acesso às atividades, é necessário o Passaporte REC’n’Play, que pode ser adquirido gratuitamente pelo site https://recnplay.pe. A inscrição, válida para toda a programação, é gratuita e pode ser feita até o último dia do evento.
O REC’n’Play 2024 é realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco. É apresentado pelo Banco do Brasil, com parceria de conteúdo da Globo, patrocínio premium da Prefeitura da Cidade do Recife e Governo do Estado de Pernambuco. A parceria estratégica é feita pela ADEPE, EMPETUR, FUNDARPE, Secretaria da Cultura do Estado de Pernambuco, Recentro e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Com patrocínio da SERPRO, Petrobras, FINEP, Governo Federal, Solar Coca-Cola, Jalan, CONFEA, CREA-PE, Mutua PE, Suape, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fecomércio PE, Algar Telecom, Grupo Moura, Mondelez, Shopping Recife, Deloitte, NNT DATA, CESAR School, Rede Munda Mundo, ABA, Ambev e UNIAESO. Os parceiros de mídia são: Zygon, VideoPorto, Bandeirantes Mídia OOH, RZK Digital, TREND, Onomatopéia, Music FM, Lift Mídia, Jovem Pan, Eletromídia, Hits FM, Nova Brasil FM.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.