A “Transformação estratégica nas organizações” foi tema de debate nesta quinta-feira (7), segundo dia de REC’n’Play, festival de tecnologia e inovação gratuito referência no Brasil e que tem programação até este sábado (9), no Bairro do Recife. O painel contou com especialistas de diversas áreas, tendo como ponto em comum os desafios das organizações para o futuro. Participaram do encontro Silvio Meira, cientista-chefe da TDS Company; Paulo Fernandes, prefeito da cidade do Fundão, em Portugal; Cinthia Cavalcanti, do grupo Aço Cearense; Rui Belfort, CEO da TDS Company; e Rafael Passarelli, gerente de Projetos do Grupo Moura.
Silvio Meira foi o primeiro a falar e destacou as mudanças que a tecnologia vem provocando na vida e no trabalho das pessoas. “Há alguns anos, para comprar determinados livros de tecnologia, eu tinha que ir a uma livraria da Europa, agora tenho tudo na internet para fazer pesquisas. As mudanças afetam as pessoas no mundo inteiro. E isso acontece também na educação. O sistema educacional programa o futuro da sociedade, e precisamos nos preparar para esse futuro”.
Prefeito de Fundão, cidade que se destaca na educação, Paulo Fernandes afirmou que a “estupidez torna as pessoas incapazes de transformar as coisas. “Outro detalhe é que não se faz transformação sem tensão. A tensão faz parte da transformação”, acrescentou.
Já Rafael Passarelli falou sobre como a Moura conseguiu transformar uma caixa preta em um objeto de desejo. “A tecnologia tem sido o motor do nosso crescimento. É uma indignação constante. Usamos a tecnologia para entender as dores do cliente e fazer negócios”. Ele citou como exemplo de inovação o Moura Fácil, sistema delivery de comercialização que leva a bateria onde o cliente está.
Falando sobre a empresa Aço Cearense, Cinthia Cavalcanti disse que a ideia é pensar no futuro e na transformação estratégica pelo meio digital. “E com isso estamos descobrindo novos clientes e novos mercados”.
Já Rui Belfort voltou ao tema de que o ambiente de transformação é um ambiente de tensão. “O que importa é a capacidade das pessoas de lidarem com a tensão, como a tensão entre os humanos e as máquinas. Mas existe o tempo de analisar os produtos, as novidades. Existe o tempo das pessoas, do mercado”, pontuou. Ele destacou também a Inteligência Artificial como um tabuleiro de ampliação do pensamento e a importância de entender as dores e os amores das pessoas.
REC’n’Play — O Futuro Nos Conecta
A edição deste ano do festival tem como tema “O Futuro Nos Conecta” e conta com uma programação que inclui palcos para apresentações culturais, além de atrações como a “Arena de Negócios”, “Arena Gamer”, palestras, oficinas e aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), “Arena de Robôs” e “Polo Infantil”. Para ter acesso às atividades, é necessário o Passaporte REC’n’Play, que pode ser adquirido gratuitamente pelo site https://recnplay.pe. A inscrição, válida para toda a programação, é gratuita e pode ser feita até o último dia do evento.
O REC’n’Play 2024 é realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco. É apresentado pelo Banco do Brasil, com parceria de conteúdo da Globo, patrocínio premium da Prefeitura da Cidade do Recife e Governo do Estado de Pernambuco. A parceria estratégica é feita pela ADEPE, EMPETUR, FUNDARPE, Secretaria da Cultura do Estado de Pernambuco, Recentro e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Com patrocínio da SERPRO, Petrobras, FINEP, Governo Federal, Solar Coca-Cola, Jalan, CONFEA, CREA-PE, Mutua PE, Suape, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fecomércio PE, Algar Telecom, Grupo Moura, Mondelez, Shopping Recife, Deloitte, NNT DATA, CESAR School, Rede Munda Mundo, ABA, Ambev e UNIAESO. Os parceiros de mídia são: Zygon, VideoPorto, Bandeirantes Mídia OOH, RZK Digital, TREND, Onomatopéia, Music FM, Lift Mídia, Jovem Pan, Eletromídia, Hits FM, Nova Brasil FM.
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