“O algoritmo é faminto, ele não se satisfaz”. Essa foi uma das tantas frases impactantes ditas por Eco Moliterno, Chief Creative Officer da Accenture Interactive para a América Latina, em sua palestra “A Nova CrI.A.tividade”, realizada nesta sexta-feira (8), terceiro dia de programação do REC’n’Play 2024, na Accenture Inovation Center.
Apresentando uma evolução das experiências tecnológicas, do Machine Learning, passando pelo Deep Learning e chegando ao Generative AI, estágio atual, Eco exemplificou como os processos do algoritmo foram se transformando.
“Começamos na função descritiva, passamos para a preditiva e chegamos na prescritiva, que é o nível máximo sem o uso de máquinas. Mas o algoritmo é faminto, ele não se satisfaz. Se todos os dados existentes já foram mapeados, ele vai gerar novos dados. É aí que surge a IA Generativa”, explicou.
A IA Generativa, segundo Eco, propõe uma lógica inversa de criação, que deve reformular os times criativos. A tendência é que seja possível reduzir o tempo para produzir conteúdo sem abrir mão da qualidade.
A respeito do medo que a GenAI desperta em algumas pessoas, Moliterno apresenta duas abordagens: a positiva, também considerada utópica, que facilita o processo criativo, tirando o “papel em branco”; e o negativo, ou distópico, que avalia pela ótica da substituição das pessoas.
“O grande diferencial está na gente. Não faz sentido ter toda essa evolução tecnológica se ela não for feita pra gente. É sobre usar a GenAI como ‘copilota’ para empoderar o que você ‘já’ faz e automatizar o que você ‘ainda’ faz”, concluiu.
REC’n’Play — O Futuro Nos Conecta
A edição deste ano do festival tem como tema “O Futuro Nos Conecta” e conta com uma programação que inclui palcos para apresentações culturais, além de atrações como a “Arena de Negócios”, “Arena Gamer”, palestras, oficinas e aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), “Arena de Robôs” e “Polo Infantil”. Para ter acesso às atividades, é necessário o Passaporte REC’n’Play, que pode ser adquirido gratuitamente pelo site https://recnplay.pe. A inscrição, válida para toda a programação, é gratuita e pode ser feita até o último dia do evento.
O REC’n’Play 2024 é realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco. É apresentado pelo Banco do Brasil, com parceria de conteúdo da Globo, patrocínio premium da Prefeitura da Cidade do Recife e Governo do Estado de Pernambuco. A parceria estratégica é feita pela ADEPE, EMPETUR, FUNDARPE, Secretaria da Cultura do Estado de Pernambuco, Recentro e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Com patrocínio da SERPRO, Petrobras, FINEP, Governo Federal, Solar Coca-Cola, Jalan, CONFEA, CREA-PE, Mutua PE, Suape, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fecomércio PE, Algar Telecom, Grupo Moura, Mondelez, Shopping Recife, Deloitte, NNT DATA, CESAR School, Rede Munda Mundo, ABA, Ambev e UNIAESO. Os parceiros de mídia são: Zygon, VideoPorto, Bandeirantes Mídia OOH, RZK Digital, TREND, Onomatopéia, Music FM, Lift Mídia, Jovem Pan, Eletromídia, Hits FM, Nova Brasil FM.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.