MangueTown e Trilha NAO foram as equipes vencedoras da Arena Embarque, realizada nesta quinta-feira (7), segundo dia de atividades do REC’n’Play, festival de inovação referência no Brasil. As equipes vencedoras faturaram R$ 3 mil cada uma.

MangueTown e Trilha NAO são as equipes vencedoras da Arena Embarque (Imagem: PC Pereira/Porto Digital)

Ao todo, 19 equipes, formadas por estudantes da Residência Tecnológica do Porto Digital e do Embarque Digital , apresentaram os seus projetos na Arena, montada no Paço Alfândega. A competição foi dividida em duas categorias: NAO Hackathon, que teve o grupo Trilha NAO em primeiro lugar; e Projetos de Residência, que teve a MangueTown como equipe campeã.

As equipes apresentaram seus projetos ao longo do dia para todos os participantes do REC’n’Play que passaram pelo local e também para a banca avaliadora, que escolheu as equipes vencedoras. Na cerimônia de premiação, o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, e o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, anunciaram os vencedores e entregaram a premiação.

“O Embarque Digital é o maior programa que temos no Porto Digital. É muito satisfatório acompanhar o desenvolvimento de projetos tão legais desenvolvidos pelos nossos estudantes”, disse o presidente do ecossistema. 

Para o secretário de educação, essa cerimônia celebra e premia o investimento feito na educação, e acredita que os projetos tendem a colaborar ainda mais com o desenvolvimento da cidade. “É muito importante a gente ter aqui reunidos tantos projetos bons sendo desenvolvidos pelos nossos estudantes. É a prova de que o investimento vem sendo feito da forma correta”, disse. 

NAO Hackathon

Nove equipes que desenvolveram projetos com o robô humanoide NAO V6 no NAO Hackathon ao longo do último semestre se apresentaram na Arena Embarque. A proposta da atividade era utilizar o robô para auxiliar a educação infantil da cidade do Recife. 

A equipe campeã, Trilha NAO, composta por Allan Igor, Italo Correia, João Guilherme e Mariana Freitas desenvolveram um projeto que utiliza o robô como um instrumento interativo no ensino das disciplinas convencionais, aumentando o interesse dos estudantes nos estudos.

Projeto de Residência 

Na categoria Projeto de Residência, dez equipes com projetos desenvolvidos dentro da Residência Tecnológica competiram entre si. Quem ficou com o primeiro lugar foi a MangueTown, composta por Ingrid Vitória, Igor Machado, Igor Gabriel, João Ricardo Queiroz, Gabriella Monte, Giovanna Ramalho, Gabrielle de Melo e Juliana Gonçalo, estudantes do terceiro período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unit.

O MangueTown, criado em 2023 pelos estudantes, à época no primeiro período, tem a proposta de unir cultura e espaços públicos, conectando pessoas, povoando a cidade e aumentando a sensação de pertencimento. 

REC’n’Play — O Futuro Nos Conecta

A edição deste ano do festival tem como tema “O Futuro Nos Conecta” e conta com uma programação que inclui palcos para apresentações culturais, além de atrações como a “Arena de Negócios”, “Arena Gamer”, palestras, oficinas e aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), “Arena de Robôs” e “Polo Infantil”. Para ter acesso às atividades, é necessário o Passaporte REC’n’Play, que pode ser adquirido gratuitamente pelo site https://recnplay.pe. A inscrição, válida para toda a programação, é gratuita e pode ser feita até o último dia do evento.

O REC’n’Play 2024 é realizado pelo Porto Digital, Ampla Comunicação e Sebrae Pernambuco. É apresentado pelo Banco do Brasil, com parceria de conteúdo da Globo, patrocínio premium da Prefeitura da Cidade do Recife e Governo do Estado de Pernambuco. A parceria estratégica é feita pela ADEPE, EMPETUR, FUNDARPE, Secretaria da Cultura do Estado de Pernambuco, Recentro e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Com patrocínio da SERPRO, Petrobras, FINEP, Governo Federal, Solar Coca-Cola, Jalan, CONFEA, CREA-PE, Mutua PE, Suape, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fecomércio PE, Algar Telecom, Grupo Moura, Mondelez, Shopping Recife, Deloitte, NNT DATA, CESAR School, Rede Munda Mundo, ABA, Ambev e UNIAESO. Os parceiros de mídia são: Zygon, VideoPorto, Bandeirantes Mídia OOH, RZK Digital, TREND, Onomatopéia, Music FM, Lift Mídia, Jovem Pan, Eletromídia, Hits FM, Nova Brasil FM.

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