“Tecnologia que impulsiona a cultura”: este foi o tema que norteou os projetos dos 52 squads do KickOff, primeiro ciclo da Residência Tecnológica do Porto Digital. Os 10 melhores, considerados finalistas, apresentaram seus resultados no Demoday, realizado na segunda-feira (9), no Cinema do Porto. Pela primeira vez, as seis instituições parceiras da Residência tiveram squads representantes entre os finalistas.

A Residência Tecnológica é um programa de formação especializada em tecnologia, desenvolvido pelo Porto Digital em parceria com instituições de ensino superior. Voltada para cursos de nível superior (tecnólogos de curta duração) na área de TI, a Residência Tecnológica é oferecida como uma disciplina obrigatória.
O programa é estruturado em cinco ciclos: o primeiro consiste em uma competição de ideação e prototipação, enquanto os ciclos seguintes proporcionam aos estudantes a oportunidade de trabalhar em projetos e desafios reais propostos por empresas parceiras, garantindo uma vivência prática e orientação personalizada.
Dentre as propostas apresentadas no Demoday, havia projetos com foco no turismo, na gastronomia, arte circense e lendas urbanas. O primeiro lugar ficou com o GuataBy (squad 26), da Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR), que apostou na valorização e preservação da cultura dos povos indígenas.
Completaram o pódio o Visse, véi? (squad 51), da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), que focou na divulgação da cultura do interior de Pernambuco ficando em segundo lugar, e o Recontar (squad 35), da CESAR School, cujo trabalho resgata lendas urbanas históricas do Recife e as trabalha de maneira didática com o público infantil.
Pelo segundo semestre consecutivo, foi da FICR que saiu o time vencedor do KickOff. O estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Luan Guilherme, que foi quem apresentou o GuataBy para a banca no Cinema, contou a sensação de vencer a disputa e detalhou um pouco o produto desenvolvido pela sua equipe. “Ficamos muito felizes com o primeiro lugar, sair daqui com o título de ‘bicampeão’ é bem especial”, disse. “Desenvolvemos um app chamado GuataBy que promove a conexão dos povos urbanos com a comunidade indígena, preservando a cultura, a identidade e a integridade desses povos”, complementou.
Gerente de Educação do Porto Digital, Rodrigo Pereira destacou a variedade de projetos desenvolvidos pelos estudantes. “O tema de cultura que a gente propôs aos estudantes proporcionou muita originalidade e inovação dos estudantes nesses projetos, e também a valorização da cultura do Recife e de Pernambuco.”
Para a supervisora dos Programas de Educação do Porto Digital, Barbara Rodrigues, esta edição do KickOff entra para a história por ter, pela primeira vez, a presença das seis instituições parceiras da Residência Tecnológica representada entre os finalistas.
“É muito especial ter essa representatividade, porque mostra que o projeto está consolidado, mostra o empenho dos estudantes. Tivemos projetos muito bons, e as notas da etapa classificatória, quando a gente tinha todos os 52 squads, foi altíssima”, comentou.

Uma das empresas parceiras da Residência e apoiadora do KickOff, o Banco do Brasil esteve presente no evento. Representando o banco, o assessor sênior Rodrigo Fontes compôs a banca avaliadora e gostou dos projetos apresentados.
“Achei incrível o que vi aqui. Infelizmente só três equipes são premiadas, mas pude assistir muitos projetos bons, que seriam facilmente incubados”, disse. “Nossa missão é continuar apoiando a Residência, mentorando os estudantes dos ciclos mais avançados no desenvolvimento de novos projetos”, complementou.
Premiações e parcerias
Os três primeiros colocados ganharam brindes das empresas parceiras, mas todos os 10 finalistas foram contemplados com uma vaga na Arena Embarque, competição da Residência Tecnológica que é realizada dentro da programação do REC’n’Play.
Confira agora a lista dos demais squads finalistas:
- Short Cultural (squad 10), do Senac: um app que viabiliza visitas de deficientes visuais a pontos turísticos;
- Bora! (squad 14), do Senac: um app que busca dar visibilidade a manifestações culturais e locais turísticos pouco explorados;
- Roteiro Certo (squad 15), do Senac: um app que auxilia no planejamento e organização de rotas de viagens;
- Degusta Recife (squad 17), da Unit: uma plataforma que promove o turismo gastronômico e busca a valorização de restaurantes periféricos;
- PE+ (squad 19), da Unit: um app que conecta produtores culturais de áreas pouco conhecidas do público;
- Artife (squad 34), do CESAR School: uma plataforma que conecta artistas circenses a oportunidades no setor, desde a profissionalização à captação de recursos;
- Cinema São Luiz (squad 45), da Unicap: uma plataforma para automatizar os serviços oferecidos para o Cinema São Luiz.
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