Nesta segunda-feira (16), a Residência Tecnológica do Porto Digital realizou o “Demoday dos veteranos”, exibindo os projetos que se destacaram no semestre de 2024.2 dos 2º, 3º, 4º e 5º ciclos da formação. Sem caráter de competição, o evento foi realizado, pela primeira vez, em dois lugares: no Cinema do Porto, sediando os painéis temáticos, e na Arena BB, com a apresentação dos squads.
A Residência Tecnológica é um programa de formação especializada em tecnologia desenvolvido pelo Porto Digital em parceria com instituições de ensino superior. Voltada para cursos de nível superior (tecnólogos de curta duração) na área de TI, a Residência Tecnológica é oferecida como uma disciplina obrigatória. Estruturado em cinco ciclos, o programa proporciona aos estudantes a oportunidade de trabalhar em projetos e desafios reais propostos por empresas parceiras, garantindo uma vivência prática e orientação personalizada.
Gerente de Educação do Porto Digital, Rodrigo Pereira celebrou o encerramento de mais um semestre do programa de Residência. “Estamos fechando mais um ciclo do programa de Residência, que está cada vez mais consolidado. A gente hoje realiza um evento em dois lugares, conta com a presença dos nossos parceiros e nota que o nível do trabalho só cresce. É sempre muito positivo finalizar um semestre dessa forma”, comentou.
De acordo com a supervisora dos Programas de Educação do Porto Digital, Barbara Rodrigues, a Residência se consolida ainda mais a cada semestre nos três polos em que roda: Recife, Aracajú e Brasília, e não só pelos números que só crescem, mas também pela qualidade dos projetos apresentados. “Aqui no Recife foram mais de 60 squads selecionados para se apresentar. Em Brasília, 44; e Aracaju, com 68, mostram o tanto que o programa de Residência tem impactado na formação de capital humano de tecnologia em todas as localidades em que é realizada”, disse.
Painéis temáticos
A programação da manhã contou com três painéis temáticos. O primeiro, com participação das empresas parceiras Accenture, SiDi e CESAR, discutiu o tema “Do Código à Inovação: Novas Fronteiras do Desenvolvimento”.
Um dos mentores da Accenture junto a Residência do Porto Digital, Saulo Cadete, que atua como líder de Tecnologias Emergentes na empresa parceira, detalhou o projeto desenvolvido com os estudantes. “Neste semestre, desenvolvemos um projeto de Inteligência Artificial Generativa. Foi uma experiência muito boa de desafiar os estudantes e de me desafiar também, para esquematizar como trabalhar a problemática com eles”, pontuou.
“Essa parceria com o Porto Digital e com o programa de Residência permite esse contato direto com os alunos, então a gente descobre e desenvolve juntos, e isso é ótimo para eles, porque conseguem ter uma visão real do mercado”, complementou.
Haida Martins que atua como UX/UI Designer no SiDi contou que se surpreendeu com o nível dos estudantes que participaram da Residência na empresa: “A gente ficou muito surpreso quando descobriu que eles eram do segundo período, porque o nível do trabalho desenvolvido por eles mostrou como eles estão acima da média e bem à frente dos outros estudantes. Eles foram super dedicados desde o momento de aprender novas linguagens até o momento da entrega dos produtos. Outro fator positivo que chamou muita atenção é que eles não se limitaram a entregar apenas o que foi pedido. Todos eles foram além do que estava proposto no desafio. Foi uma experiência muito boa de acompanhar.”
Na sequência, o tema “Automação Estratégica: Soluções para o Mundo Corporativo”, pelas empresas Extreme Digital, Deloitte e Ferreira Costa. Fechando a programação matinal, Beyond, Di2Win e Brose apresentaram os projetos com temática “Transformando Decisões em Dados”.
Arena .BB
Enquanto isso, na Arena do .BB, os squads do Banco do Brasil, Neurobots, Liferay e Solar Coca Cola apresentaram os projetos desenvolvidos.
Um dos projetos desenvolvidos pelo squad do BB foi o TechDoch, um scanner de documentos para auxiliar a equipe de gestão de documentos do banco com uma ferramenta de busca de informações dentro do documento.
“A experiência foi magnífica. Desenvolvemos o trabalho em equipe, a comunicação. A gente conseguiu aprender bastante e conheceu novas tecnologias. Melhorei minhas habilidades com Python, aprendi a mexer com novas APIs, foi realmente muito bom”, disse o estudante João Lucas Maia.
Segundo tempo
No turno da noite, outros três painéis temáticos ocuparam o cinema. Desta vez, abrindo a programação com “Construindo Interfaces e Conexões: Inovação no Desenvolvimento”, o Sistema Jornal do Comercio de Comunicação, Rope Health e Accenture realizaram suas apresentações, seguidas da TPF Engenharia, Real Hospital Português e Neurotech, com o tema “Dados em Ação: Soluções Tecnológicas para Gestão Eficiente”. Por fim, BidWeb e SERPRO apresentaram projetos na temática “Proteção e Inovação: Soluções no Mundo Digital.
Na Arena do .BB, os squads do PagueBem, Accenture, NTT Data, Ustore, Mesa Mobile, Núcleo de Gestão do Porto Digital, Mosca Branca, FalaAgro e Mulungu expuseram os projetos.
Luciana Godoy, gerente de produtos na Mesa Mobile, destacou o alto nível dos residentes do Porto Digital: “Para a Mesa foi muito gratificante participar desse processo, porque conseguimos aprender muito com eles. O desafio era bem complexo, mas eles mandaram super bem. A gente sai desse desafio surpreendido e impactado com a qualidade dos estudantes e dos projetos.”
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.