Desenvolver, acelerar e internacionalizar. Essas foram três das etapas que a Loomi, startup de soluções digitais encabeçada por Gabriel Albuquerque, passou no Porto Digital até alcançar um faturamento milionário. O grupo de oito sócios é marcado por uma média de profissionais na casa dos 24 anos. Representantes da Geração Z, grupo de pessoas nascidas entre 1995 e 2010, que se caracterizam por serem os primeiros nativos digitais, preparam-se para dobrar a receita do ano passado. (O grupo de empresas que o Gabriel faz parte teve um faturamento total de R$ 30 milhões, segundo o registro mais recente.) Mais do que isso, a Loomi se sente pronta para cruzar fronteiras e se posicionar internacionalmente, com negócios já fechados na América do Norte, na Espanha e em Portugal – esse último impulsionado pelo Porto Digital Europa, com apoio do Sebrae.

Loomi: como a geração Z ganha a Europa e fatura milhões a partir do Porto Digital (Imagem: PC Pereira/Porto Digital)

Atualmente reconhecido pela Forbes Under 30, que destaca os mais brilhantes empreendedores, criadores e game-changers de até 30 anos que revolucionam os negócios, Gabriel lembra que a história da Loomi surgiu quando ele ainda estava na faculdade. Sua relação com os sócios, por exemplo, começou na empresa júnior do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Centro Integral da Tecnologia da Informação (CiTI). Desde então o Porto Digital se fez presente. 

Gabriel conta que o maior parque de inovação e tecnologia do Brasil fez parte do desenvolvimento da Loomi principalmente no que diz respeito a criar conexões entre possíveis clientes e o trabalho dos jovens. “O Porto Digital foi um um grande catalisador pra (sic) gente, de conhecimento, de conexão… Conhecemos muita gente, muitas comunidades, tanto a nível de empreendedores que estavam trilhando esse caminho, quanto de fora. Logo depois [o Porto Digital] acabou se tornando um enorme parceiro de negócios”, lembra.

O CEO da Loomi menciona que um dos projetos mais emblemáticos desse início em parceria com o Porto Digital foi realizado para o Ministério Público de Pernambuco, em 2020, época da pandemia da Covid-19. Eles criaram uma solução chamada Luna, responsável pelo “tracking” (monitoramento) das bombas de gás oxigênio dos hospitais. “Depois vieram vários outros projetos com a Natto, com a Mondelez, todos com apoio, intermediação e aceleração do Porto Digital”, destaca Gabriel.

E não parou por aí: através de parcerias como essa, a Loomi também já trabalhou com grandes marcas como Riachuelo, Vivo, Neoenergia e até participou do programa de internacionalização do Porto Digital Europa – iniciativa do Porto Digital na cidade de Aveiro.

Através do Porto Digital Europa, empresas de base tecnológica recebem diariamente suporte e infraestrutura com acesso facilitado a parceiros internacionais, investidores e oportunidades de negócios no continente europeu. A ideia é estimular a troca de conhecimento, ampliar a presença digital das empresas brasileiras e fomentar a inovação. Essa iniciativa é parte de um esforço maior para posicionar o Brasil como um polo de tecnologia no cenário global.

“Eles são o canal para chegarmos do outro lado do oceano e estão alavancando nosso negócio”, conta o empreendedor. 

Atualmente a Loomi é formada por oito sócios: Gabriel Albuquerque (CEO), Eduarda Sousa (CMO), Camila Azevedo (COO),  Alecsandro Silva (CDO), Renan Hannouche (CIO), Eder Marques (partner), Tiago Moraes (partner) e Dante Freitas (cofundador).

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.