Foi dada a largada para a nova turma do Embarque Digital, programa de bolsas de estudo em tecnologia que o Porto Digital e a Prefeitura do Recife oferecem na capital pernambucana. Os 250 novos estudantes embarcados tiveram, na terça-feira (25), o primeiro contato com as entidades que realizam o programa. O encontro aconteceu no Teatro do Parque e contou com a participação do prefeito do Recife, João Campos, o então Secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, e o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Aula Magna do Embarque Digital celebra ingresso de 250 novos estudantes (Imagem: PC Pereira/Porto Digital)

Esta é a oitava turma que ingressa no Embarque Digital, que foi iniciado em 2021 e já ofertou 2.000 bolsas – nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet -, mas é a primeira turma deste segundo ciclo do programa, que promete mais 2.000 bolsas de estudo nos mesmos cursos em cinco instituições parceiras (CESAR School, FICR, Senac, Unicap e Unit) pelos próximos quatro anos.

Considerado por Pierre o maior programa de educação já realizado pelo Porto Digital, o Embarque Digital é responsável por colocar a cidade do Recife no topo da oferta de mão de obra qualificada em tecnologia. “O Embarque Digital praticamente dobra o número de formados em tecnologia. E mais do que entregar profissionais prontos, o programa segue alinhando as instituições de ensino às demandas do mercado”, explica.

Para João Campos, a importância do Embarque se dá também pelo viés inclusivo do projeto, que promove a entrada dos moradores do Recife que são egressos de escolas públicas em cursos de nível superior na área de Tecnologia. Além disso, o programa também apresenta bons índices de pessoas pretas e pardas (69%) e de mulheres (35%), superando a média nacional, que é de 41,6% e 16,3%, respectivamente.

“Não adianta ter cursos ofertados na cidade se ele não é acessível para toda a população, e o Embarque Digital vem justamente para isso: dar oportunidade para quem vem da periferia, quem estudou em escola pública”, disse o prefeito.

Aula Magna do Embarque Digital celebra ingresso de 250 novos estudantes (Imagem: PC Pereira/Porto Digital)

Nova etapa do programa

Gestor de Educação do Porto Digital, Rodrigo Pereira celebra o início dessa etapa do Embarque Digital, que promete a continuidade do que deu certo, mas sem deixar de propor melhorias.

“É um momento muito importante para a gente que toca esse projeto, porque além de ser a consolidação do programa é também um novo começo, sem mudar o que deu certo, mas sempre pensando em como podemos melhorar para receber bem os estudantes. Enquanto Porto Digital e vendo o crescimento do projeto, nossa busca por parcerias com empresas e ofertas de empregabilidade tem crescido junto”, pontua Rodrigo.

Mudança de vida

Aos 35 anos, Paulo Bezerra vai ter a oportunidade de realizar o sonho de estudar tecnologia. Amante da área tech, ele já até começou o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas precisou interromper a jornada acadêmica por questões financeiras. “Eu conheci o Embarque Digital e vi que precisava dessa oportunidade para realizar meu sonho. Fiz o Enem, me preparei e agora vou conseguir estudar”, disse o estudante, que conseguiu uma bolsa na Unicap.

Quem também está animado para a nova jornada são os gêmeos Pedro e Paulo Marrocos. Com 18 anos, os irmãos acabaram de concluir o Ensino Médio. “Estamos bem animados para iniciar essa jornada, mais uma vez juntos”, disse Pedro.

“Já fizemos o curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas junto com o Ensino Médio, e agora vamos continuar essa crescente de aprendizagem em uma instituição renomada. Estamos felizes porque essa bolsa de estudos celebra, também, o nosso esforço ao longo dos últimos anos”, completou Paulo. Os dois conseguiram uma bolsa no CESAR School.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.