Startups nas áreas de saúde, turismo, govtech, IA em eventos e muito mais. Esse foi o resultado da seleção para o programa de Pré-Incubação 2025.1 do Porto Digital, que tem como objetivo auxiliar empreendedores e empreendedoras a transformar suas ideias e projetos em empresas viáveis. A iniciativa faz parte de uma parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Ao todo, foram selecionados 50 projetos nas mais diversas áreas, tecnologias, cidades e até mesmo estados. “Nessa turma de pré-incubação, temos 14 empreendimentos de fora da capital pernambucana, 20% vindos de outros estados como São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro e Ceará, e ainda 74% das empresas aprovadas são lideradas por grupos minoritários. Esse programa faz parte do esforço de fortalecimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo”, aponta a Head de Empreendedorismo do Porto Digital, Karolline Brasileiro.
Segundo a gestora, a pré-incubação é uma etapa essencial para transformar boas ideias em negócios viáveis, sustentáveis e com potencial de escala. “Mais do que números, esses 50 projetos representam novas possibilidades, novas histórias e o futuro da inovação sendo construído a muitas mãos, dentro de um ambiente colaborativo, estratégico e comprometido com o desenvolvimento regional e nacional”, comenta.
Jornada empreendedora
O caminho desses empreendedores e empreendedoras segue uma jornada estruturada de validação e conexão com o ecossistema — acompanhados de perto por metodologias, mentores e redes de apoio que ampliam suas chances de sucesso.
Ao longo dos próximos meses, os negócios atendidos serão acompanhados por uma trilha estruturada de desenvolvimento com o objetivo de apoiar a validação e o amadurecimento de seus modelos de negócio. As etapas passam por diagnósticos, mentorias especializadas, oficinas, networking – tudo isso com a facilitação de todo o processo por meio da plataforma strateegia, ferramenta colaborativa que permite mapear visões estratégicas, alinhar expectativas e promover a construção coletiva de soluções com uso de IA com agentes inteligentes.
Um dos marcos da jornada é a possibilidade de apresentar as soluções na Arena de Negócios do REC’n’Play, maior evento gratuito de tecnologia e inovação do Brasil. “Esse momento será uma vitrine para que os projetos apresentem suas soluções a investidores, parceiros e ao público em geral, além de possibilitar trocas valiosas com outros empreendedores do Brasil inteiro”, destaca Karolline.
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.