O Bradesco iniciou, neste começo de 2025, a sua terceira temporada como empresa parceira da Residência Tecnológica do Porto Digital. O banco tem contribuído diretamente com a formação e capacitação de novos talentos da área tech para a inserção no mercado de trabalho desde 2024, quando o acordo foi fechado, mas essa é a intenção da empresa desde 2023, quando instalou seu hub de inovação no Porto Digital.

Bradesco fortalece parceria com a Residência Tecnológica do Porto Digital e impulsiona novos talentos na área tech (Imagem: Arquivo Pessoal)

Gerente de Sistemas do Bradesco e o responsável por conduzir as atividades e desafios junto à Residência neste semestre letivo, Sérgio Cerqueira destaca que o banco escolheu fazer parte do projeto pelo interesse em contribuir com uma causa social. “Faz parte da cultura da empresa promover a inclusão social por meio da educação, além de atuar como multiplicador das melhores práticas”, disse.

Desafios, expectativas e desenvolvimento

Com quatro polos de tecnologia instalados no país – Curitiba, São Paulo, Uberlândia e Recife -, o Bradesco disponibiliza profissionais de Curitiba e Recife para a participação na Residência. Além de Cerqueira, assistem o programa o também Gerente de Sistemas Fabio Augusto de Sousa Passos, e os Analistas de Sistemas Guilherme Tschumi, Guilherme Novaes Fonseca e Luciane Maria Wolter.

Nas duas primeiras edições, o desafio proposto foi o desenvolvimento de um sistema de controle de protocolo. Atualmente, o Bradesco está acompanhando duas novas turmas, que estão trabalhando em um projeto de controle de gastos financeiros. Para além do desenvolvimento das habilidades técnicas dos estudantes, Luciane Wolter, que esteve à frente do projeto nas duas primeiras edições, pontua que a experiência também promove aprendizados para a empresa.

“Poder acompanhar os alunos no início de suas carreiras, cheios de sonhos e objetivos, e contribuir para esse processo de desenvolvimento é extremamente gratificante. E tem sido uma experiência enriquecedora para nós, enquanto empresa também, porque existe uma troca de conhecimentos entre os alunos e os mentores do Bradesco, proporcionando aprendizado e crescimento mútuo”, justifica.

Já para Sérgio, a experiência busca extrair o melhor das duas partes, estudantes e empresa, e, para ele, é como se ele estivesse plantando uma semente que vai germinar. “Como se diz: precisamos escrever um livro, plantar uma árvore… Nesse caso, o meu sentimento é como se estivéssemos plantando árvores e que daqui a algum tempo veremos frondosas pelo Recife ou pelo mundo afora.”

Bradesco fortalece parceria com a Residência Tecnológica do Porto Digital e impulsiona novos talentos na área tech (Imagem: Marjourie Corrêa/Porto Digital)

Colhendo os frutos

E os resultados estão sendo tão satisfatórios que o Bradesco acabou absorvendo três estudantes da Residência Tecnológica ao seu corpo de funcionários. Jason de Morais, Kerolainy Basílio e Mylena Santos, estudantes do quinto período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unit-PE, estão como estagiários do Bradesco após o semestre de 2024.1, quando eles tiveram as mentorias da Residência com o banco.

O primeiro do trio a ser contratado, Jason começou sua trajetória profissional ainda em 2024, no mês de agosto. Para ele, a experiência tem sido transformadora. “Tem sido incrível. O contato com profissionais, que estão dispostos a te ensinar e ajudar no dia a dia, o aprendizado diário. A gente sente que o Bradesco investe na nossa formação e se preocupa com a nossa evolução profissional”, destaca o estudante.

O investimento na formação também chamou a atenção de Kerolainy, que foi recém-contratada como estagiária. “Além do onboarding ter sido muito acolhedor, a capacitação que estou fazendo tem feito a diferencia. Não me sinto perdida nos processos, porque sei que há essa preocupação de que eu possa desenvolver os requisitos necessários e me nivelar”, comenta.

Outra característica que chamou a atenção da jovem profissional foi a presença de mulheres mentoras e na equipe. “É a minha primeira experiência em um trabalho e além de todas as questões que isso implica, como conseguir conciliar com a faculdade e aprender a lidar com pessoas, ter a presença de mulheres me deixa mais confortável e me faz tê-las como exemplo de carreira”, complementa.

Bradesco fortalece parceria com a Residência Tecnológica do Porto Digital e impulsiona novos talentos na área tech (Imagem: Marjourie Corrêa/Porto Digital)

Para Mylena Santos, o aprendizado com o Bradesco começou desde a experiência com a Residência. Ela, que também foi recém-contratada, sentiu o diferencial desde que a empresa propôs uma mentoria presencial. “Foi apenas uma mentoria presencial, mas que fez toda a diferença no processo. E a gente sentia que havia uma preocupação com o nosso aprendizado, nosso desenvolvimento, não apenas com as entregas”, diz.

Segundo Luciane, os três estudantes contratados se destacaram durante a Residência não apenas por suas habilidades técnicas, mas também por suas soft skills. “Dentro do banco, continuam demonstrando dedicação, empenho em aprender e vontade de se desenvolver profissionalmente”, diz.

“Os três estagiários que estão conosco vêm se destacando pela vontade de aprender e de contribuir no dia a dia, são verdadeiros talentos e com certeza vão evoluir cada dia mais”, complementa Sérgio.

Como a inclusão social por meio da educação é parte da cultura do Bradesco, a expectativa é que a parceria siga crescendo e rendendo boas colheitas. “O banco espera continuar fortalecendo essa colaboração, incentivando o desenvolvimento de novos talentos e contribuindo para a formação de profissionais. Há um grande interesse em ampliar as oportunidades oferecidas pelo projeto, trazendo novos desafios que estimulem a criatividade e o crescimento dos estudantes, enquanto se explora soluções inovadoras para o mercado”, finaliza Luciane.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.