A fim de reconhecer as empresas que adotam práticas ESG – que visam a sustentabilidade, a responsabilidade social e a boa governança -, o Porto Digital, em parceria com a Assespro PE/PB e com a Recrut.AI, realizou, nesta segunda-feira (31), a quarta edição do Selo RH de Impacto. O evento, que foi realizado no Auditório do Conecta BB, premiou os empreendimentos que realizaram ações de propósito e inclusão com os estudantes do Embarque Digital.

Porto Digital realiza 4ª edição do Selo RH de Impacto (Imagem: PC Pereira/Porto Digital)

Presidente do Porto Digital, Pierre Lucena destacou que o Selo RH de Impacto reconhece as empresas que completam o processo de formação realizado pelo Embarque Digital. “É muito relevante realizar esse reconhecimento porque essas empresas chegam junto com o projeto e fazem com que ele seja consolidado. Mas, mais do que isso, elas estão dando oportunidade a jovens que estão buscando ingressar no mercado de trabalho e ajudando a transformar o ecossistema”, disse.

Para o Gerente de Educação do Porto Digital, Rodrigo Pereira, esse momento com as empresas é fundamental, porque é quando os objetivos de todos os projetos de educação são alcançados. “Tudo o que a gente faz dentro do setor de Educação do Porto Digital se concretiza quando a gente consegue colocar os estudantes dentro do mercado de trabalho. A gente considera fundamental esse reconhecimento, porque vocês dão sequência ao trabalho feito pelos programas de educação”, pontuou.

Empresas premiadas

Nesta edição, 14 empresas receberam o Selo. Dessas, 12 foram contempladas por terem atendido ao critério de ter realizado a contratação de, pelo menos, dois jovens do Embarque Digital no período de setembro de 2024 até março de 2025, preferencialmente em atividades na área de tecnologia. Foram elas: Accenture, Bradesco, Cesar, ColmeIA, CSP>Tech, Datamétrica, Deloitte, Dream Experience, Extreme Group, Grupo RAS e NTT DATA e Prefeitura do Recife. 

Completaram as 14 as empresas Fast – driven by innovation e a Vidyacode, que foram contempladas na categoria Impulso – uma novidade no Selo RH de Impacto – que reconheceu empresas de menor porte de contratação, mas que realizaram a admissão de um jovem do Embarque Digital no período de setembro de 2024 até março de 2025. 

Foi a primeira vez que uma nova categoria foi implementada no Selo. De acordo com a Analista de Empregabilidade do Porto Digital, Luana Alves, a categoria Impulso foi criada com o objetivo de ser justa e equilibrar a competição saudável. “São empresas de menor porte, em alguns casos com uma equipe total de 10 pessoas, mas que estão sempre em contato com o nosso setor de Empregabilidade e fazem um esforço para inserir esses jovens do Embarque Digital”, destacou Luana. Com validade semestral, o selo pode ser renovado a depender das contratações vigentes.

Empresa destaque

Porto Digital realiza 4ª edição do Selo RH de Impacto (Imagem: PC Pereira/Porto Digital)

Com 33 contratações realizadas no período vigente do Selo RH de Impacto 2025.1, a Deloitte foi a empresa destaque da 4ª edição do evento. Representando a empresa, Carlos Hunka contou que a Deloitte tem investido no Embarque Digital porque tem tido resultados. “A Deloitte é uma espécie de sala de aula. Sempre tem treinamento e integração com gente nova, e sempre tem alguém do Embarque, porque é uma contratação que a gente confia”, disse. 

Para Juliane Olímpio assistente de Desenvolvimento da empresa, mais do que contratar, a Deloitte se preocupa em desenvolver o profissional. “Queremos cada dia mais positivar as contratações que vêm do Embarque. Não só contratar essas pessoas, mas desenvolver e reter esses talentos na companhia, porque nós temos oportunidades de desenvolvimento e construção de carreira”, concluiu.

Como garantir a certificação

Caso a empresa tenha realizado duas ou mais contratações de estudantes do Embarque Digital e queira receber o selo, o RH deve entrar em contato com o setor de Empregabilidade do Embarque Digital para validar as contratações. O contato deve ser feito através do e-mail luana.alves@portodigital.org.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.