Os Correios inauguraram o primeiro locker da estatal em Pernambuco. Trata-se de um terminal de autoatendimento no Moinho Recife Business & Life, no Bairro do Recife, que permitirá ao destinatário enviar ou receber sua encomenda, de acordo com sua conveniência e comodidade.

Primeiro armário inteligente dos Correios em Pernambuco é instalado no Bairro do Recife (Imagem: Izabele Brito)

O locker é uma solução moderna, segura e ideal para quem deseja conveniência ou tem dificuldade de receber as encomendas em sua residência. São armários inteligentes que oferecem aos clientes dos Correios — pessoas físicas ou jurídicas — mais uma opção de envio e retirada de encomendas, sem custo adicional.

O serviço está disponível para envios nacionais (SEDEX, PAC e Correios Mini Envios) e internacionais (Packet e Prime). Além das entregas convencionais, os lockers permitem o envio de encomendas, possibilitando as devoluções dos consumidores de forma prática e rápida.

O cliente pode utilizar os armários inteligentes dos Correios para devolver produtos adquiridos em lojas parceiras, sem a necessidade de enfrentar filas ou deslocamentos até uma agência. Essa modalidade proporciona mais agilidade no processo de devolução, amplia a autonomia do consumidor e contribui para a melhoria da experiência pós-venda no comércio eletrônico.

Os terminais já instalados no País estão em locais estratégicos, de grande circulação de pessoas. Dias e horário estendidos de funcionamento é outro diferencial do serviço. No Recife, o locker vai funcionar todos os dias, das 7h às 18h.

Como utilizar o armário inteligente

Para retirar uma encomenda no locker, o comprador deve informar, na loja virtual, o CEP do locker no endereço de entrega, lembrando de inserir o número do CPF/CNPJ no campo de “complemento do endereço”. Para encontrar o endereço e CEP do locker de interesse, basta consultar o serviço “Busca CEP”, no site ou aplicativo, usando o termo “LCK” e o nome da cidade.

No caso do locker do Recife, o CEP é 50030-988. O usuário pode acompanhar toda a movimentação da sua encomenda pelo aplicativo Correios. Assim que a encomenda chegar ao locker, o destinatário receberá um QR Code, enviado por e-mail e/ou uma notificação pelo aplicativo dos Correios. Para retirar o objeto, basta escanear o código recebido ao terminal, quando então o armário libera automaticamente o acesso ao compartimento onde está a encomenda.

Para devolver, também é simples, depois de receber da loja a autorização de devolução (eticket ou código do objeto), embale a encomenda, escreva o código de autorização na embalagem e anexe a declaração de conteúdo à caixa. Quando chegar no locker, basta selecionar a opção “envio”, digitar o código e depositar o pacote na porta aberta e fechá-la. O consumidor será notificado por e-mail confirmando o depósito e a postagem posteriormente.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.