De acordo com o Sebrae, o termo startup – embora bastante popular nos Estados Unidos – só se tornou comum no Brasil entre os anos de 1996 e 2001 (era da chamada bolha.com, ou bolha da internet). Seu significado é utilizado para caracterizar empresas emergentes e não convencionais, que podem submergir em semanas ou arrecadar fortunas. É nesse contexto que o termo startup se insere. De forma mais concreta, o Sebrae define a expressão como: um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Além de compreender o conceito de uma startup, estabelecer um diagnóstico para a maturidade desse tipo de negócio é fundamental para as pessoas que pretendem enveredar por esse universo. Dessa forma, as pessoas responsáveis pela gestão desses empreendimentos têm pleno conhecimento de onde se enquadram os seus negócios e conseguem ter uma visão mais assertiva das direções que podem e devem seguir.
Saiba mais sobre as fases de maturidade de uma startup
1 – IDEAÇÃO
É o começo da jornada. Indicado para mergulhar nas pesquisas de mercado com o objetivo de identificar oportunidades e conceber possíveis soluções oferecidas pelo seu negócio. É também nessa fase que se define um segmento de atuação e um público-alvo. Nessa etapa, a startup ainda não está em operação, e o empreendedor deve investigar as dores, as necessidades e os desejos dos potenciais clientes, além de pensar em produtos e serviços que gerem valor.
Fonte: Sebrae
2 – VALIDAÇÃO
A validação do negócio se inicia quando o produto ou serviço é aprovado pelo mercado. Geralmente, é lançado um MVP (Minimum Viable Product) ou produto mínimo viável, que é um protótipo com as funcionalidades básicas do negócio. Em seguida, um público selecionado realiza testes de aceitação com o MVP. Com isso, o empreendedor pode fazer adequações, melhoramentos ou mesmo interromper o processo de criação do produto ou serviço.
Fonte: Sebrae
3 – LANÇAMENTO OU OPERAÇÃO
É o início da comercialização do produto ou serviço. Aqui, as estratégias de marketing digital e vendas são colocadas em prática. Então, é preciso que as equipes de atendimento estejam estruturadas e prontas para trabalhar. Nessa fase, muitas startups recebem aportes de investidores-anjo. Eles já conseguem enxergar o negócio em operação e acreditam no potencial de crescimento.
Fonte: Sebrae
4 – CRESCIMENTO OU TRAÇÃO
A tração ou crescimento ocorre quando a startup já está em plena operação e consegue validar seu plano de negócios com consistência. Já tem uma base de clientes solidificada e consegue atrair rodadas de investimentos. Nessa etapa, os processos são padronizados para se chegar a escalabilidade.
Fonte: Sebrae
5 – EXPANSÃO OU ESCALA
A expansão ou escala é o momento de expandir os negócios. A startup aumenta sua receita e base de clientes, mesmo com uma estrutura administrativa enxuta e custos mínimos.
Fonte: Sebrae
6 – MATURIDADE
Na fase de maturidade, a startup deixa de ser uma pequena empresa e se transforma em uma organização sólida. Muitas optam por abrir capital na bolsa (IPO) ou são adquiridas por grandes empresas. O desafio aqui é manter a inovação e a competitividade. Startups maduras precisam continuar aprimorando seus produtos e explorando novas oportunidades de crescimento.
Fonte: Exame
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