Café, comida boa, networking — tudo em inglês. Assim foi a tarde dos mais de 20 estudantes da Residência Tecnológica do Porto Digital que estiveram presentes no Coffee Talk, realizado na quarta-feira (14). O já tradicional evento, promovido mensalmente e de forma gratuita pela Associação Brasil América (ABA) em suas unidades, foi realizado, pela primeira vez, em parceria com outra instituição.

A atividade ocorreu como de costume: três mesas separadas por níveis (Elementar, Intermediário e Avançado) com cartões para iniciar ou guiar o bate-papo. Sem a pressão da sala de aula, o Coffee Talk é, mais do que um momento de aperfeiçoamento do inglês, uma oportunidade de acolher, interagir e se conectar com novas ideias e pessoas, conforme explica a Coordenadora Acadêmica da ABA, Fabiana Fonseca.
“É um momento muito bacana, porque o participante tem autonomia para escolher em que nível vai participar. E os cartões, que são desenvolvidos pela equipe de professores da ABA, estão ali para dar início à conversa. À medida que eles vão se sentindo mais confortáveis, a conversa vai se desenrolando sozinha”, explica.
Troca de conhecimentos
No terceiro período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o estudante Rafael Vasconcelos escolheu a mesa do nível Avançado. Ele, que já fez intercâmbio e fala inglês fluentemente, gostou do momento e disse que ajudou a “desenferrujar” no idioma.
“Já tive a oportunidade de fazer intercâmbio no Ensino Médio e por isso tenho uma boa base, consigo falar fluentemente. Apesar disso, eu me sentia um pouco enferrujado pela falta de prática recente, e ter esse momento dedicado para a conversação exclusivamente em inglês foi bom e desafiador”, declarou.
Quem também aproveitou a tarde foi Elias Durval, que também está no terceiro período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Na mesa de nível “Intermediário”, ele disse que gostou de conhecer pessoas novas, praticar o inglês e falar de vários assuntos.
“Eu já tinha um contato com o inglês e por isso fui para a mesa intermediário. No dia a dia do meu curso, a gente lida com a língua inglesa, e poder praticar assim, de forma mais livre, ajuda a ganhar confiança.”

Parceria de sucesso
Para a supervisora dos Programas de Educação do Porto Digital, Barbara Rodrigues, o Coffee Talk é a soma de forças entre duas instituições para proporcionar o aprendizado que vai além do ambiente acadêmico. “O evento é parte dos esforços realizados pelo Porto Digital para estimular o estudo da língua inglesa, que é tão importante para os estudantes de tecnologia. Já existe uma parceria com a ABA que concede bolsas de estudo para os estudantes do Embarque Digital, e esse momento é um desdobramento dessa parceria, ampliando o nosso alcance”, destacou.
A boa adesão dos estudantes ao evento surpreendeu a Gerente de Projetos da ABA, Larissa Darcy. “A gente ficou bem feliz quando chegou aqui e se deparou com a quantidade de gente interessada e disposta a praticar o inglês, e foi isso que fez do evento um sucesso. Mas não podemos deixar de falar da surpresa que foi o nível de inglês dos estudantes. Passando pelas mesas, foi possível perceber que eles se dão super bem com o idioma e conseguiram se soltar e ganhar confiança na conversação, que é o principal objetivo do momento”, concluiu.
Sobre o Coffee Talk
O Coffee Talk é um evento gratuito e aberto ao público adulto, tanto para alunos quanto para não alunos da ABA. Ele ocorre mensalmente nas duas unidades da instituição: Aflitos e Boa Viagem. Como as vagas são limitadas, é necessário realizar inscrição de forma antecipada. Informações com as datas e os links para a inscrição ficam disponíveis no perfil @estudenaaba no Instagram.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.