As equipes participantes do Hackathon França-Brasil de Inovação Sustentável – que ocorre dentro da programação do REC‘n’Play 2025 – apresentaram, nesta sexta-feira (17), suas soluções para a reocupação sustentável dos imóveis subutilizados do Bairro de Santo Antônio, no Recife. Ao todo, 11 equipes finalistas defenderam suas propostas, desenvolvidas ao longo de 3 dias, para uma banca formada por representantes da prefeitura do Recife, do Porto Digital e da missão internacional França-Brasil. A equipe Bode Urbano, que desenvolveu a proposta de uma malha viva de esquinas retrofitadas, sagrou-se como a grande vencedora da maratona.

O representante da Bode Urbano, Rafael Calado, comentou sobre a experiência de fazer parte de um evento tão marcante para a cidade do Recife.
“Não tem nada mais gratificante do que você propor algo que envolva e fortaleça a comunidade. O conceito de Bode Urbano é exatamente aquele período após o trabalho em que nos perguntamos: Qual o destino possível? Será que você deve realmente voltar para a sua cidade? Ou será que a gente pode repensar essa forma de adensar o território do bairro de Santo Antônio, utilizando edificações pré-existentes, trazendo a revitalização, a vitalidade para o espaço?”, declarou o participante.
Marialya Bestougeff, uma das representantes da missão internacional França-Brasil, falou sobre a importância da parceria firmada com o Porto Digital.
“Esse ano é o ano da França-Brasil e nós queríamos muito desenvolver um projeto com os parceiros do Porto Digital. Quando pensamos no que poderia ser feito, tivemos a ideia de montar uma maratona criativa, um hackathon. E o assunto que nos pareceu interessante era sobre como revitalizar o centro histórico de Recife”, pontuou.
O facilitador do Hackathon, Gabriel Chamie, reforçou a magnitude da maratona ao indicar a quantidade de projetos inscritos. “No geral, tivemos mais de 200 inscritos, dos quais 65 foram selecionados e 11 chegaram ao dia de hoje”, defendeu. As três equipes mais bem colocadas recebem premiações que alcançaram até R$ 7 mil.
O REC’n’Play 2025 é apresentado pelos patrocinadores Banco do Brasil e Governo Federal em uma realização da Ampla Comunicação, Porto Digital e Sebrae Pernambuco. O festival tem patrocínio master da Petrobras e do Governo Federal, patrocínio premium do Governo do Estado, Prefeitura do Recife, parceria estratégica da Adepe, Empetur, Fundarpe, Google Cloud, SECTI, Vale, patrocínio da Algar, Capgemini, Central IT, CESAR, Deloitte, Embratur Lab, Exanet, Finep, Jalan, Hospital Santa Joana, Learning Village, Moinho, Moura, MV, Novotel, Neri, Novotel, NTT Data, Pitú, Rede Muda Mundo, Stellantis, SUAPE, SENAC, SESC, SERPRO, Shopping Recife, Solar Coca-Cola, Uniaeso, Uninassau, Verda e WORLD, além da Globo como parceira de conteúdo. Saiba mais: https://recnplay.pe/
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.