O CISSA, Centro de Competência Embrapii em Segurança Cibernética, operado pelo CESAR, anunciou o Google como seu novo associado tecnológico. A parceria marca um passo estratégico na consolidação do Recife e do Porto Digital como referências globais em pesquisa, formação e inovação em segurança cibernética.

Parceria entre CESAR e Google quer impulsionar formação de talentos em cibersegurança no Porto Digital (Imagem: Divulgação)

A colaboração tem como foco o desenvolvimento de soluções avançadas para proteção de dados e prevenção de ameaças digitais, além de fomentar a formação de profissionais e startups especializadas no tema. Estar ao lado de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo reforça o protagonismo do CISSA e amplia as conexões do ecossistema de inovação pernambucano com o cenário internacional.

“Ter um parceiro global no nosso conselho consultivo fortalece nossa capacidade de direcionar caminhos de atuação, ampliar frentes de pesquisa e contribuir ativamente para a formulação de políticas públicas em cibersegurança. Existe uma clara convergência de interesses com o Google: queremos construir soluções inovadoras e efetivas para os desafios da segurança digital”, afirma Georgia Barbosa, gerente executiva do CISSA.

Com a parceria, o Google passa a integrar o conselho consultivo do centro, ao lado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Febraban e da Embrapii, contribuindo com a orientação estratégica das pesquisas e dos projetos desenvolvidos.

Avanços e impactos para o ecossistema do Porto Digital

O mercado de cibersegurança no Brasil vive um momento de crescimento acelerado, impulsionado por investimentos crescentes em inteligência artificial e aprendizado de máquina. Segundo dados do CISSA, a oferta de vagas na área deve crescer 37% até 2025 — um cenário que reforça a necessidade de centros de excelência e formação de talentos especializados.

Para o ecossistema do Porto Digital, as pesquisas desenvolvidas pelo CISSA em temas como proteção de dados, inteligência contra ameaças e privacidade têm aplicação direta na segurança de empresas e instituições vinculadas ao parque tecnológico.

“O grande norteador das nossas pesquisas é a demanda real do mercado. A temática de segurança cibernética é crítica para empresas cujos produtos e serviços são digitais ou conectados ao meio digital, como as do Porto Digital. Nosso objetivo é transformar conhecimento científico em soluções de defesa e resiliência digital. Em resumo, o CISSA funciona como um centro de excelência que traduz ciência em segurança aplicada, tornando a inovação do Porto Digital mais robusta e confiável”, explica Georgia Barbosa.

Formação de talentos e oportunidades com o Google

Um dos pilares da parceria é a formação de profissionais em cibersegurança, um campo que carece de especialistas no Brasil e no mundo. O CISSA estruturou um roadmap de capacitação dividido em três eixos: sensibilização e cultura digital, formação técnica e especialização, e inovação, prática e experiência.

“A parceria com o Google, que tem uma atuação indiscutível em segurança digital, vem agregar às nossas ações, tanto na formação quanto na criação de projetos conjuntos. Essa estrutura nos permite atender desde estudantes de graduação até executivos de grandes corporações. Na prática, estamos criando um polo de formação de talentos em cibersegurança de classe mundial aqui no Recife, conectando nosso ecossistema local ao que há de mais avançado no cenário global”, destaca Georgia.

Para o Google, a colaboração é estratégica. Segundo Newton Neto, diretor de Parcerias Globais do Google para a América Latina, o trabalho conjunto com o CISSA representa um passo importante na construção de soluções inovadoras e na formação de uma nova geração de especialistas.

“A crescente sofisticação das ameaças digitais no Brasil exige uma colaboração robusta e estratégica. Para o Google, a parceria com um centro de referência como o CISSA é fundamental. Nosso objetivo é combinar nossa experiência global com o conhecimento local para desenvolver soluções inovadoras e qualificar a próxima geração de especialistas que irão garantir um ambiente digital mais seguro para todos”, afirma.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.