O Governo de Goiás vai investir até R$ 10 milhões em GovTechs de todo o Brasil para o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas à resolução de desafios reais do setor público. A iniciativa é direcionada a startups, empresas de tecnologia, Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) e pessoas inovadoras que atuem nas áreas de dados, saúde, inteligência artificial (IA) e integração de sistemas.

O programa é uma iniciativa das Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-GO) e da Administração (Sead-GO), com o Hub Goiás, o primeiro Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador do Estado, gerido pelo Porto Digital. Ao todo, a iniciativa contará com seis desafios, lançados por diferentes secretarias estaduais, cada um com edital próprio e contratação feita por meio da Contratação Pública para Solução Inovadora (CPSI).
O primeiro desafio, proposto pela Secretaria da Saúde, tem como tema: “Como melhorar a notificação de óbitos com potencial para doação de córneas, ampliando os transplantes em Goiás”.
O edital do primeiro desafio já está disponível no site do Hub Goiás, e as inscrições serão abertas em janeiro de 2026. As soluções selecionadas poderão receber investimento de até R$ 1,6 milhão por contrato, destinado ao desenvolvimento e à realização de testes, com recursos aportados pelo Governo de Goiás.
“Goiás dá um passo decisivo na modernização da gestão pública ao adotar a inovação aberta como estratégia permanente de governo. Estamos conectando os desafios reais do setor público ao talento e à capacidade inovadora de startups, empresas de tecnologia e instituições de pesquisa de todo o país. Isso significa soluções mais eficientes, ágeis e centradas no cidadão”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
O que é o Programa GovTech
O Programa GovTech é uma jornada de inovação aberta que conecta o poder público a startups, empresas de tecnologia, ICTs e pessoas inovadoras interessadas em desenvolver e testar soluções dentro das secretarias do Governo de Goiás. Serão lançados seis editais, cada um com um desafio específico nas áreas de saúde, economia, administração, meio ambiente, governo, e ciência, tecnologia e inovação.
As propostas inscritas passarão por um processo de seleção que poderá resultar na contratação das soluções, que será realizada por meio da Contratação Pública para Solução Inovadora (CPSI), modelo previsto na legislação brasileira que permite à administração pública adquirir soluções inovadoras, promovendo testes, validação e escalabilidade das tecnologias desenvolvidas.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.