A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) abriu inscrições, nesta terça-feira (13), para envio de propostas para Contratação Pública de Solução Inovadora (CPSI) com o objetivo de desenvolver e testar, em ambiente real, uma tecnologia capaz de automatizar e acelerar a notificação de óbitos por parada cardiorrespiratória (PCR) com potencial para doação de córneas. A medida busca reduzir perdas de oportunidades de doação e fortalecer a política de transplantes, uma vez que mais de 1,8 mil pessoas aguardam por quase dois anos para transplante de córnea.

A chamada integra o programa GovTech, uma jornada de inovação aberta direcionada a startups, empresas, Instituições Científicas e Tecnológicas e pessoas inovadoras interessadas em desenvolver soluções dentro de órgãos do governo estadual. O programa é uma iniciativa das Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Administração (Sead), com o Hub Goiás, o primeiro Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador do Estado, equipamento público gerido pelo Porto Digital.
Oportunidade de contrato
A licitação prevê a celebração de 1 (um) Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI), com orçamento estimado de até R$ 1,6 milhão, destinado a todas as fases do projeto — da concepção e desenvolvimento à implementação e avaliação.
Podem submeter propostas pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, inclusive em consórcio, desde que atendam às condições do edital.
As propostas devem ser apresentadas exclusivamente pelo hotsite oficial, no período entre 13 e 26 de janeiro de 2026, e todas as informações podem ser consultadas no site: hubgoias.org/govtech-2.
Além da chance de contratação e do teste em ambiente real de governo, o GovTech destaca conexão com tomadores de decisão, gestores públicos, apoio técnico para apoiar o desenvolvimento da solução e ampliação de oportunidades e parcerias através da presença no setor público.
O que é o Programa GovTech
O Programa GovTech é uma jornada de inovação aberta que conecta o poder público a startups, empresas de tecnologia, ICTs e pessoas inovadoras interessadas em desenvolver e testar soluções dentro das secretarias do Governo de Goiás. Serão lançados seis editais, cada um com um desafio específico nas áreas de saúde, economia, administração, meio ambiente, governo, e ciência, tecnologia e inovação.
As propostas inscritas passarão por um processo de seleção que poderá resultar na contratação das soluções, que será realizada por meio da Contratação Pública para Solução Inovadora (CPSI), modelo previsto na legislação brasileira que permite à administração pública adquirir soluções inovadoras, promovendo testes, validação e escalabilidade das tecnologias desenvolvidas.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.