Em uma apresentação, nesta terça-feira (20), no 8º andar do prédio que sedia o Núcleo de Gestão do Porto Digital, foi anunciado o embarque no parque tecnológico da empresa B3 – responsável pela Bolsa de Valores no Brasil. 

Há cerca de um mês, a B3 adquiriu a pernambucana Neurotech, empresa pioneira na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data. Esse movimento incentivou a chegada ao Recife da principal empresa do mercado financeiro brasileiro.

Segundo a vice-presidente de Novos Negócios da B3, Ana Carla Abraão, além da atuação junto à Neurotech, a B3 tem interesse em criar um novo panorama para as empresas do setor que compõem o Porto Digital. “Estamos felizes por termos colocado o pé aqui. Nosso compromisso é de servir como fomentadora desse ecossistema de tecnologia e dados. À medida que nós nos familiarizarmos com o ambiente, vamos ter mais noção de como vamos atuar em projetos”, contou ela.

A vice-presidente de Novos Negócios da B3, Ana Carla Abraão, busca levar mais mulheres no segmento de tecnologia

Perguntada se poderia adiantar quais os focos de investimento, Ana Carla declarou que projetos que incentivem a entrada de mulheres no mercado de tecnologia são prioridade na B3. “Buscamos diversidade de gênero, levando mais mulheres para atuarem no segmento, por meio de projetos sociais e educacionais. Há ainda a possibilidade de criação de um hub para fomentar a empregabilidade”, completou.

Para o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, a chegada da B3 precisa ser comemorada. “Isso mostra um passo seguinte em direção ao nosso amadurecimento. O embarque da B3 representa a chegada dessa economia ‘tradicional’, como nós conhecemos. Vai exigir uma maior profissionalização de nossas empresas. É motivo de muito orgulho”.

Para Pierre Lucena, a chegada da B3 mostra amadurecimento do Porto Digital

Outro que também celebra o embarque da B3 é o CPO (e cofundador) da Neurotech, Rodrigo Cunha. “É um momento histórico. Estamos levando inovação, análise de dados e desenvolvendo Inteligência Artificial para uma das maiores empresas de dados e analytics do Brasil. Foi esse propósito que nos motivou quando criamos a Neurotech há mais de 20 anos. Já estamos pensando nos desafios para os próximos 20 anos”.

O evento contou ainda com a presença do diretor executivo de Gestão de Portfólio e Gestão de Segurança da Informação da B3, Eduardo Farias, o presidente da Neurotech, Domingos Monteiro, a diretora Executiva do Porto Digital, Mariana Pincovsky, a presidente da Assespro-PE/PB, Laís Xavier, e o presidente da Softex, Yves Nogueira.

Rodrigo Coutinho é jornalista e editor do Jornal Digital

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.