Os sonhos de mais de mil jovens das periferias do Recife, alunos oriundos da Rede Pública de Ensino, ganharam novos horizontes. A linha do possível entre o céu dos desejos e o chão das oportunidades, que parecia tão distante, ficou mais próxima. É isso que você verá na série de reportagens #Embarcados.

Atualmente, a estudante do Embarque Digital Samara Sabino faz estágio na Bidweb Security IT – Foto: PC Pereira

Andando pelas ruas de comunidades humildes, por bairros conhecidos sobretudo pela violência ou altos indicadores de vulnerabilidade social, encontram-se jovens que não somente fazem planos de seguir uma carreira tendo a tecnologia como ponto de partida. São jovens que, acima de tudo, estão caminhando ao encontro dessa realização.

Embarque Digital Swyane Nascimento
Ao conhecer o Embarque Digital, Swayne Nascimento visou autonomia financeira com formação em tecnologia – Foto: PC Pereira

Falam de conquistas e de esperança. Todos eles estudam agora em instituições de ensino da rede privada com bolsas integrais, estão inseridos no ecossistema tecnológico e de empreendedorismo de um dos maiores centros de inovação da América Latina (o Porto Digital), vislumbram trabalhar no exterior ou representar empresas estrangeiras no Brasil – ou já estão.

A série de reportagens #Embarcados já está disponível nos links abaixo

São jovens que apesar de saíram de uma realidade desfavorável, atualmente fazem planos de seguir uma carreira tendo a tecnologia como ponto de partida. Como estagiários ou profissionais iniciantes, dão feedbacks de demandas usando o quarto de casa, numa reunião em inglês ou espanhol. São personagens de um novo cenário que vem sendo desenhado após a implantação do Programa Embarque Digital, parceria entre o Porto Digital e a Prefeitura do Recife.

Embarque Digital Carlos Franklin
Carlos Franklin também é um dos #Embarcados que vai contar aqui sua trajetória de inclusão pela educação – Foto: PC Pereira

Assim, o Jornal Digital foi ouvir esses jovens e, nesta quinta-feira, às vésperas do Dia do Estudante, comemorado nesta sexta-feira (11), lança a série de reportagens #Embarcados, de autoria da jornalista Silvia Bessa – juntamente com as fotos de PC Pereira- , revelando histórias inspiradoras e emocionantes de estudantes da periferia do Recife que tiveram seus sonhos impulsionados pelo poder transformador da tecnologia para a inclusão social. A série foi publicada nos dias 10, 15 e 22 de agosto.

Links para os textos da série de reportagens #Embarcados:

“Sou a prova de que as oportunidades estão ao alcance de quem acredita”

Família, namorada e amigos fazem a diferença para as realizações

Centenas de jovens do Recife fazendo história

Um bom currículo para ser notada pelo mercado

Pela educação, Samara vai conquistando seu lugar no mundo

Um lugar para a juventude negra e periférica

Autonomia financeira para quem tem menos de 20 anos

Com Swayne, Embarque Digital ganhou uma embaixadora

Silvia Bessa é jornalista. Gosta de revelar histórias que se escondem na simplicidade do cotidiano. Venceu três vezes o Prêmio Esso e tem quatro livros publicados

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.